Centro de Zoonoses de Anápolis voltará a fazer castração de cães e gatos

Contando com sala cirúrgica e equipamentos novos, serviço será oferecido gratuitamente à população

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Em fase final de obras, o Centro de Zoonoses de Anápolis está muito perto de voltar a oferecer castração gratuitas para cães e gatos na cidade.

Anteriormente, o espaço teve de suspender o serviço por falta de adequações estruturais, mas agora recebeu a instalação de um centro cirúrgico moderno e que cumpre todos os requisitos exigidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), ainda não foi definida a metologia que será adotada para a seleção dos pacientes, mas a prioridade deverá ser os animais de rua.

A reforma também resultou na implantação de uma ala inteira com salas de espera, recuperação, vacinação e dormitório para plantonistas, além de um banheiro exclusivo para pessoas com deficiência.

Até o final deste ano, o Centro de Zoonoses receberá ainda monitor cardíaco, aparelho de anestesia inalatória, mesa de aço inoxidável, refrigerador para armazenamento de vacinas e a instalação de iluminação.

A expectativa é que a castração, que contará com tratamento pós-operatório, permita o controle da reprodução de animais abandonados na cidade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.