Prefeitura de Anápolis adere a programa do MEC que beneficia adolescentes

Iniciativa serve principalmente para que o estudante não deixe a escola

Da Redação Da Redação -

A rede municipal de educação agora faz parte do Programa Escola do Adolescente, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para tornar o ambiente escolar mais palatável a esse público e combater a reprovação e evasão de alunos nos últimos anos do ensino fundamental.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em 2019, cerca de seis mil alunos, de 24 unidades que atendem do 6º ao 9º ano, serão envolvidos nas atividades propostas.

“Quando se constrói um ambiente escolar atrativo e com ferramentas que se aproximam do universo dos adolescentes – em processos de escuta, criação conjunta e experimentação –, o resultado é a redução da evasão escolar, das taxas de reprovação e a melhoria dos resultados de aprendizagem”, ressaltou Alex Martins, secretário municipal de Educação.

Etapas

O programa aposta na empatia, formação, tecnologia e inovação para que tanto gestores como professores desenvolvam suas atividades a partir do olhar e realidade do próprio adolescente.

Com esse intuito serão estimuladas ações que aproximem a escola à cultura e aos interesses dos alunos para se criar um ambiente e práticas que façam sentido para eles.

O Programa tem três etapas: Diagnóstico, Plano de Ação e Monitoramento, e Avaliação.

Em cada uma delas os profissionais contam com formações específicas e ferramentas de gestão em ambiente virtual para pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

Cada participante terá um login e uma senha para acessar os conteúdos do Programa Escola do Adolescente. Neste site, os participantes poderão encontrar os cursos formativos e as ferramentas de gestão para diagnosticar e agir sobre a realidade de suas escolas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.