Esses serão os serviços ampliados na saúde pública de Anápolis a partir de hoje

Expansão, segundo a Prefeitura, é inédita entre os municípios goianos e integra projeto de reestruturação da rede municipal

Da Redação Da Redação -

O projeto de reestruturação da saúde municipal em Anápolis avança mais uma etapa a partir desta segunda-feira (25) com a ampliação da oferta de consultas e exames e a implantação de novas especialidades cirúrgicas.

“Nossa prioridade é oferecer atendimento ágil e com qualidade”, afirma o prefeito Roberto Naves (PTB), frisando que é um passo importante na alta complexidade e inédito entre os municípios goianos.

“A rede vai oferecer mais de 2.100 consultas por mês na área da oncologia, tanto clínicas quanto cirúrgicas”, informa o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.

Esse atendimento é feito no Hospital Evangélico Goiano (HEG) e na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, habilitados junto ao Ministério da Saúde como Unacons (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia).

“É através destas duas Unacons que o cidadão anapolino poderá ter acesso a especialidades inéditas na área da oncologia quando se fala em atendimento pelo SUS no município”, explica o diretor municipal de Regulação, Danianne Marinho.

Exemplos são as cirurgias oncológicas em ginecologia, urologia e torácica. Marinho ressalta que com estas novas especialidades o município irá ofertar também um número muito superior de cirurgias oncológicas realizadas pelas equipes das duas Unacons.

“Com isso, Anápolis passará a ser a maior referência em assistência de alta complexidade em oncologia do centro-oeste brasileiro”, completa o diretor.

Também a partir da próxima semana, ainda na oncologia, serão ampliados os atendimentos de cirurgias de cabeça e pescoço, geral, mastologia, dermatologia e coloproctologia de aparelho digestivo baixo. Marinho ainda fala sobre a ampliação considerável de alguns exames na área e que já existiam na rede municipal.

“Serão mais 440 ressonâncias por mês, mais 307 exames de tomografia, mais 702 mamografias e mais 300 densitometrias ósseas”, conta.

Regulação

Os pacientes que já possuem solicitação desses procedimentos e estão na fila, serão regulados normalmente, tanto para exames quanto para consultas, incluindo essas novas especialidades. Já aqueles que ainda não entraram com solicitação vão passar por especialista e uma vez identificado que se trata de um paciente oncológico, seu nome vai para uma regulação específica dentro do sistema.

O Núcleo de Regulação Oncológica foi criado em novembro do ano passado e serve para dar prioridade para pacientes cuja doença exige celeridade, pois com isso as chances de cura ou remissão aumentam.

“Esse núcleo especializado é formado por técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, agentes administrativos e médicos reguladores”, conclui Danianne Marinho.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.