Portal 6

Reformado, Controle de Zoonoses de Anápolis agora tem moderno centro cirúrgico

(Foto: Bruno Velasco)

Obra, realizada pela Prefeitura, teve mais de R$ 200 mil investidos. Espaço vai disponibilizar procedimentos e castração de animais

O Centro de  Controle de Zoonoses e Bem-Estar foi reformado e ampliado para a instalação de um moderno centro cirúrgico que será inaugurado nesta quinta-feira (13), às 17h.

O mesmo espaço vai disponibilizar pequenos procedimentos quando necessário, além da castração de animais, primeiramente em condições de abandono e, depois, após uma triagem, daqueles que pertencem a famílias de baixa renda.

“É mais um compromisso da nossa gestão. Além do cuidado com os animais, o controle na reprodução dos animais reduz as ocorrências de abandono e maus tratos e também as doenças que podem acometer o ser humano”, destaca o prefeito Roberto Naves.

A obra realizada com recursos municipais no valor de R$214.126,91 inclui ainda uma ala com salas de espera, recuperação e vacinação, além de dormitório para plantonistas e banheiros para pessoas com deficiências. Foram adquiridos monitor cardíaco, aparelho de anestesia inalatória e mesa de aço inoxidável, equipamentos indispensáveis à realização dos procedimentos cirúrgicos.

A Prefeitura também providenciou a compra de um novo refrigerador, para armazenamento adequado das vacinas, e a instalação de iluminação adequada.

“É um centro cirúrgico extremamente amplo e moderno”, ressalta a gerente do Centro de Zoonoses, Vera Lúcia Lourenço Dias. Toda área do centro cirúrgico tem 115,87 m2.

Além de pequenos procedimentos, o centro cirúrgico fará a castração dos animais em condições de abandono de Anápolis e seus distritos. Após essa etapa, começa o trabalho de triagem nos bairros da cidade para cuidar dos pets que pertencem a famílias de baixa renda. A estimativa é atender entre cinco e oito animais por dia, dependendo do sexo, já que na fêmea o procedimento é mais invasivo.

Segundo Vera Lúcia Lourenço Dias, o atendimento aos animais será completo, com tratamento pós-operatório e controle de vacinação.

“Além disso, vamos transmitir aos proprietários noções de cuidados e conceitos de posse responsável”, esclarece. Cerca de dez animais são encaminhados diariamente para o local, fora aqueles recolhidos nas ruas por estarem doentes ou por oferecerem risco às pessoas.

Nessa reforma, uma sala ficou reservada para a realização de palestras sobre posse responsável, adoção e cuidados não só com animais de estimação, mas também com pragas urbanas e animais peçonhentos que tem o Centro de Zoonoses como órgão de controle.

Quer comentar?

Comentários




Nosso Twitter



Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.