Greve geral desta sexta-feira (14) deverá ter forte adesão de trabalhadores em Anápolis

Ato está marcado para ocorrer na Praça do Ancião, a partir das 08h

Rafaella Soares Rafaella Soares -

A adesão da greve geral, convocada por centrais sindicais e entidades ligadas a partidos de esquerda, deverá ser forte e paralisar parte dos serviços em Anápolis nesta sexta-feira (14).

A principal reivindicação para o ato, que está previsto para começar às 08h, na Praça do Ancião, é a Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro que tramita no Congresso.

“Nós não somos contrários à reforma, mas ela não pode afetar somente os trabalhadores. A gente fez uma mobilização para que os serviços de todos os sindicatos parem na cidade e esperamos que cerca de duas mil pessoas participem. Porém, tem aqueles serviços essenciais da saúde que vão continuar normalmente para cuidar de casos urgentes e emergenciais.”, explicou Flaviana Alves, presidente do SindSaúde.

No caso da educação, há também outras objeções, como os cortes orçamentários que estão afetando o ensino básico, a prescrição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 2020, além do aumento substancial na idade de aposentadoria dos professores.

“Temos grande preocupação com esses cortes e, com essa reforma, uma das categorias mais afetadas será a dos professores, principalmente as professoras. Temos aposentadoria especial e haverá um aumento de 10 anos. A gente acompanha a questão das doenças acometidas pelos profissionais. Se as professoras já adoecem trabalhando até os 50 anos, imagine até os 60”, afirmou Márcia Abdala, presidente do Sinpma.

Em tempo

Já estão confirmados no ato o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (SINPMA), Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Privados de Ensino de Anápolis e Região (SINPROR) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego).

Também participarão o Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimentos de ensino de Ensino de Anápolis (SINTEEA), Sindicato dos Servidores da Saúde de Goiás (SindSaúde) e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Anápolis (SINDIANÁPOLIS).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade