Novo Centro de Zoonoses de Anápolis leva o nome de Dr. João Paulo Alarcão

Médico veterinário, assassinado em 2017, era um grande defensor da causa animal. De cara nova, espaço vai realizar procedimentos cirúrgicos e castrações

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Reformado e entregue na última quinta-feira (13) pelo prefeito Roberto Naves, o Centro de Controle de Zoonoses de Anápolis também se tornou um espaço de bem-estar animal e ganhou o nome de Dr. João Paulo Alarcão.

A homenagem ao médico veterinário, vítima de homicídio em 2017, foi de iniciativa da vereadora Thaís Souza (PSL) que aprovou o batismo na Câmara Municipal.

João Paulo Alarcão era um grande parceiro de ONGs que atuavam na cidade em defesa dos animais. No início de maio deste ano, Lucas de Sousa Araújo Costa foi condenado a 17 anos e quatro meses em regime fechado pelo assassinato do profissional

https://portal6.com.br/2019/05/08/momento-em-que-assassino-de-veterinario-de-anapolis-e-condenado/

Estrutura

Com R$214.126,91 de recursos municipais investidos, o Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Dr. João Paulo Alarcão agora conta com um centro cirúrgico numa área de 115,87 m², uma das maiores da região Centro-Oeste.

Foram adquiridos monitor cardíaco, aparelho de anestesia inalatória e mesa de aço inoxidável, entre outros equipamentos. O local possui ainda uma ala com salas de espera, recuperação e vacinação, além de dormitório para plantonistas e banheiros para pessoas com deficiências.

Júlio César Spíndola, coordenador municipal de Vigilância em Saúde, contou ao Portal 6 que, a princípio, os atendimentos no centro cirúrgico, incluindo a recuperação, serão ofertados apenas para animais em situação de rua que estejam doentes, acidentados ou feridos.

“Será um serviço social e de saúde pública”, destacou pontuando que esse procedimento também valerá para as castrações. A unidade estima atender entre cinco e oito animais por dia, dependendo do sexo, já que na fêmea o processo é mais invasivo.

As expectativas são de que, nos próximos meses, sejam iniciados os trabalhos de triagem nos bairros para cuidar dos pets que pertencem a famílias de baixa renda. Um processo licitatório para a aquisição de um Castramóvel, que vai percorrer a cidade, também está em andamento pela Prefeitura de Anápolis.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade