Anápolis está no ranking das dez cidades mais frias de Goiás

Fator cientifico explica o porquê da cidade ter esse tempinho gostoso

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Desde a chegada do inverno, no final de junho, a temperatura em Anápolis caiu e frequentemente tem ficado na casa dos 10º C.

O índice, no entanto, não surpreende porque o trivial da cidade sempre foi ter um tempinho mais frio, ao contrário de Goiânia, distante 60 km daqui.

E essa amenidade, reforçada pela pouca densidade do ar, não é uma característica somente de Anápolis.

Em Goiás, há outras seis cidades com tempo ainda mais ‘gostoso’ – considerando a altitude, fator determinante para influir na temperatura.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET), a cada mil metros acima do nível do mar a temperatura de uma localidade fica 6,4 ºC mais fria.

Na ponta da lista das dez cidades goianas de maior altitude, e portanto mais frias, está Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, com 1.272 m.

Anápolis fica na sétima posição, com 1.017 m. Municípios vizinhos, como Gameleira de Goiás e Leopoldo de Bulhões também figuram no ranking. Confira:

1 – Alto Paraíso de Goiás – 1.272 m
2 – Cristalina – 1.189 m
3 – Águas Lindas de Goiás – 1.100 m
4 – Alexânia – 1.096 m
5 – Valparaíso de Goiás – 1.080 m
6 – Leopoldo de Bulhões – 1.030 m
7 – Anápolis – 1.017 m
8 – Cidade Ocidental – 1.014 m
9 – São João d’Aliança – 986 m
10 – Gameleira de Goiás – 979 m

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade