Após dias frios, população se mobiliza para acolher moradores de rua em Anápolis

Além de alimentos e lugar quente para pousar, eles também estão recebendo atenção e carinho

Da Redação Da Redação -
Quem não tem lugar para ir pode ser acolhido em Anápolis. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Anápolis)

Os anapolinos tem compaixão pelo próximo, prova disso é a adesão de dezenas de pessoas que dedicaram um tempo para levar agasalhos, roupas, comida e acima de tudo, carinho para com pessoas que vivem em situação de rua.

Na segunda-feira (08) muita gente foi ao Ginásio Internacional Newton de Faria levar os donativos. A Prefeitura de Anápolis abriu as portas dos alojamentos para abrigar pessoas que não tem onde dormir, para passarem as noites frias de julho, em um ambiente com cama, cobertor e banho quente.

Durante o período de frio, os alojamentos ficarão à disposição de quem não tem onde passar a noite em Anápolis. A iniciativa é da Administração Municipal via secretarias municipais de Esportes e de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda.

(Foto: Reprodução))

Solidariedade

Integrantes de comunidades religiosas levaram além de uma palavra de fé as pessoas que vivem em situação de rua, doaram um tempinho com um abraço e muito amor para com o próximo.

Um cabeleireiro deixou sua casa, para doar seu talento, cortando cabelos dos moradores que procuraram abrigo no Ginásio. Famílias inteiras levaram doações para os mais necessitados. As equipes de Abordagem Social estão trabalhando todas as noites no local para dar mais comodidade e acolher as pessoas em situação de vulnerabilidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Social tem realizado uma ação pontual com pessoas em situação de rua através do Centro Pop das 8h às 18h e Abordagem Social no período noturno.

“Neste período de baixas temperaturas a população anapolina está de mãos dadas com a Prefeitura para que juntos possamos reduzir danos causados a pessoas em condição de rua” disse Eerizânia de Freitas Lobo, titular da pasta Social.

“Nesta perspectiva a Secretaria de Esportes abre seus alojamentos para receber essa população, oferecendo abrigo. Em uma única noite, inúmeras doações foram recebidas e várias pessoas visitaram o ginásio para um bate papo, cânticos e outras contribuições”, emendou.

(Foto: Reprodução)

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial, Márcia Jacinta, depois que o 0800 646 1117 foi divulgado, dezenas de ligações foram recebidas. “A população ligou para falar onde estavam pessoas vivendo nas ruas, pessoas querendo doar alimentos e agasalhos”, contou.

Só na noite de segunda para terça-feira (09), 24 pessoas que vivem nas ruas buscaram abrigo nos alojamentos do Ginásio, foram 21 homens e três mulheres. No local, foi oferecido banho quente, cama, agasalho e comida quentinha. Além disso, jogadores do Anápolis Vôlei fizeram uma visita e alegraram um pouco mais a vida de quem vive nas ruas, sem ter um teto.

“Nossa intenção foi aquecer o coração dessas pessoas com um pouco de alegria. Percebemos que essas pessoas precisam de carinho e atenção”, disse Karim Abrahão, secretário de Esportes.

Em tempo

Laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Anápolis descartou que os dois moradores de rua encontrados mortos no final de semana tenham perdido a vida em decorrência do frio.

De acordo com o órgão especializado, o laudo cadavérico apontou que um teve cirrose, provocada pelo consumo de bebida alcoólica, e outro foi vítima de infarto.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade