Idosos ganham festa antecipada de Dia dos Pais em Anápolis

Muitos, que moram sozinhos, encontraram no CCI a oportunidade de construir laços e conviver com os amigos

Da Redação Da Redação -

As comemorações no Centro de Convivência de Idosos de Anápolis (CCI) já viraram tradição. E, nesta sexta-feira (09), a animação dominou a pista de dança novamente, mais de cem casais bailavam as modas de viola e boleros em festa de homenagem ao Dia dos Pais – comemorado no próximo domingo (11).

Pé de valsa profissional, Maria Inês da Costa, de 72 anos, trocava de par a cada música e distribuía sorrisos, bastante alegre, confessou: “não importa o motivo da festa, eu sempre venho para dançar, rir e encontrar os amigos, se não a gente só fica em casa e bate a tristeza”.

Realizado pela Prefeitura de Anápolis, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, o calendário cultural começa, todo ano, em meados de fevereiro, com o Carnaforró. Depois, a festa toma conta do salão no Dia da Mulher e no Dia das Mães, sem falar do Baile dos Namorados, no mês de junho, seguido do aguardado Arraiá e, hoje, Dia dos Pais. Para fechar o segundo semestre, ainda tem mais dois encontros especiais, o Dia Internacional da Pessoa Idosa, em outubro, e um dos momentos mais importantes do ano para os frequentadores, o Natal.

As festas mesclam danças, atrações culturais e muito comida. Mesmo quem não arrisca cair na pista, participa da programação normalmente, é o que conta a diretora de Proteção Social, Flávia Xavier.

“Alguns vêm apenas para ver o movimento, e o mais relevante é justamente esta integração com a comunidade. Muitos moram sozinhos e aqui têm a oportunidade de conviver com os amigos, construindo laços, participando das atividades oferecidas, o que tira o idoso da situação de isolamento”, explica a diretora.

Semanalmente, mais de 600 pessoas são atendidas no CCI. As tardes dançantes, realizadas duas vezes na semana, costumam receber 250 idosos. Quando a comemoração é especial, chega a 400 pessoas, como foi o caso desta sexta-feira. O seu Alair Mendonça, de 66 anos, morador do Centro, estava lá pela primeira vez e ficou encantado com a movimentação, “gostei bastante do espaço e das pessoas, com certeza vou retornar mais vezes”.

Em tempo

Aberto a toda comunidade idosa, o CCI contribui para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, com a oferta de grupos de convívio e fortalecimentos de vínculos, informação, comunicação e defesa de direitos. O objetivo do Centro é o de facilitar ao idoso o acesso aos benefícios e serviços aos quais tem direito.

As atividades são gratuitas e realizadas em espaço físico adequado à permanência deste público durante o dia. Entre as principais atividades estão artesanato, coral, hidroginástica, atendimentos médicos e odontológicos, e as famosas tardes dançantes, realizadas todas as terças e sextas-feiras, das 13h às 16h.

O CCI fica na Rua Presidente Vargas, nº 103, Vila Goiás. Mais informações estão no (62) 3902-1351.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade