UTI Pediátrica da Santa Casa de Anápolis pode deixar de funcionar

Segundo o vereador Pastor Elias, serviço só continua ativo até que todas as crianças sejam transferidas

Da Redação Da Redação -

A informação de que a Mediall deixará o serviço terceirizado de gestão da UTI Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia repercutiu, nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Anápolis.

Na tribuna, Pastor Elias Ferreira (PSDB) disse que estava vindo da unidade e que a “mesma novela de antes é a de sempre”. “Foi solicitada à empresa que continuasse o trabalho pelo menos até o final de setembro, mas isso custaria certo valor que o planejamento financeiro da Santa Casa não seria possível cobrir”, frisou.

O vereador afirmou que com essa atitude, ficou claro que o custo mensal do serviço é maior do que a arrecadação de recursos para pagá-lo. “Portanto, a UTI Pediátrica funciona até que todas as crianças sejam transferidas”.

Pastor Elias. (Foto: Ismael Vieira)

Pastor Elias falou também que na mesma Santa Casa, o pronto-socorro e a UTI ficaram vários dias sem plantonistas e em junho os médicos da equipe cirúrgica de oncologia romperam o contrato e paralisaram as atividades, pois estavam há dois anos sem receber AIH (autorização de internação hospitalar).

O vereador leu ainda uma mensagem enviada a ele por um médico, afirmando que o profissional não tem feito cirurgias pelo SUS, pois a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) não está autorizando. No entanto, o vereador Domingos de Paula (PV) contestou a afirmação.

Domingos de Paula. (Foto: Ismael Vieira)

“Conversei com o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, e ele me disse que os repasses da gestão estão em dia. Agora não sei dizer quanto aos recursos que a Santa Casa precisa receber do Estado e da União”, ponderou o parlamentar.

Wederson Lopes (PSC), líder do prefeito Roberto Naves (PTB) na Casa, expôs o mesmo fato.“É preciso lembrar que a Santa Casa é um hospital filantrópico, não pertence ao município”, ressaltou, reforçando que os repasses da Prefeitura ao hospital estão em dia.

(Foto: Ismael Vieira)

A reportagem do Portal 6 procurou a Santa Casa de Misericórdia para comentar as declarações dos vereadores na Câmara Municipal de Anápolis, mas ainda não obteve resposta. O espaço está aberto e esta publicação pode ser atualizada a qualquer momento.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.