Primeiro filme de faroeste goiano será exibido com entrada gratuita

Épica e ambientada no século XIX, produção conta com elementos da cultura local da época

Da Redação Da Redação -

Um Conto de Réis, filme do gênero western (faroeste) produzido em Goiás será exibido no 9º Festcine, festival de cinema realizado pela Prefeitura de Goiânia, neste sábado (28), a partir das 21h no Cine Ouro, instalado na Rua 03, Centro.

O curta-metragem de 21 minutos conta a história de uma pequena família que vive em uma propriedade rural isolada e luta contra violentos grileiros da oligarquia local para manter a posse de sua terra. A história é um épico ambientado no século XIX e com elementos da cultura goiana da época.

Danilo Kamenach, diretor e roteirista explica que produziu o filme em 2018 e conta que a obra toda foi toda idealizada com base em inspiração de histórias contadas por seus avós que moravam no interior de Goiás.

“Eu cresci ouvindo histórias e assistindo os filmes do Sergio Leone e do John Ford e quis produzir um filme com referências ao cinema western por sempre acreditar que há uma similaridade entre a cultura goiana e a cultura country americana, por conta da marcha para o oeste que houve nos dois países. Até mesmo o nome do filme, Um Conto de Réis é uma homenagem a famosa Trilogia dos Dólares, adaptada a moeda brasileira da época.

O filme foi inteiramente produzido por profissionais e elenco do cinema goiano, e teve como locação principal uma fazenda na cidade de Guapó no interior de Goiás onde a cenografia toda foi ambientada à realidade do século 19.

(Foto: Divulgação/Flávio Sousa)

“Tivemos todo o cuidado de pesquisar a fundo toda estética da época, através de fotografias antigas e relatos, pudemos recriar a atmosfera daquele tempo pra dar o máximo de veracidade ao filme e fugir de anacronismos e clichês”, pontua Danilo.

Segundo a Kam Filmes, essa é a primeira exibição oficial de Um Conto de Réis em Goiânia – que já foi exibido também em diversos festivais no Brasil, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Recentemente, de acordo com a produtora, houve as primeiras seleções em festivais internacionais na Nigéria e em um importante festival na Espanha, o Almeria Western Festival realizado na cidade cenográfica icônica no deserto de Tabernas que foi locação da maioria dos famosos filmes westerns spaghetti nas décadas de 60 e 70.

“Essa é a primeira obra brasileira exibida nesse festival que é exclusivamente de temática western”, comemora o diretor. Um Conto de Réis é uma produção da Kam Filmes, viabilizada com recursos da Lei Goyazes de incentivo à cultura e patrocínio da Catral Automação e Refrigeração.

No FestCine do Cine Ouro, outros diversos filmes produzidos por cineastas goianos seguem sendo exibidos até 30 de setembro. A entrada em todos os dias é gratuita e a programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Goiânia (http://www4.goiania.go.gov.br).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade