Anápolis já teve 12.881 casos de dengue notificados em 2019

Com a chegada do período chuvoso, ações serão intensificadas com mais de 700 agentes e voluntários da Ala 2

Da Redação Da Redação -

Mais de 1,3 milhão de imóveis visitados e revisitados, de janeiro deste ano até agora. Esse foi um dos dados apresentados pela Prefeitura de Anápolis nesta segunda-feira (21) durante o lançamento da campanha #AnápolisContraOMosquito.

“Os agentes não param. É um trabalho contínuo, mas agora com o início do período chuvoso será intensificado e por isso chamamos a sociedade para nos ajudar”, disse o prefeito Roberto Naves (sem partido).

E esse chamado foi acatado prontamente pelos membros de corporações militares como o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Roberto de Oliveira, do Corpo de Bombeiros, coronel Ricardo Silveira, e pelo chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Cláudio Nascimento. O secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, também esteve presente e o vereador João Feitosa (PTB) representou a Câmara Municipal nessa guerra contra o Aedes aegypti.

Com o lema É chato ficar repetindo… Mas essa luta precisa de você, a Prefeitura pretende conscientizar a população sobre o engajamento de todos.

“Precisamos que a comunidade nos ajude, nos receba e nos ouça. Com os cuidados e orientações que levamos de casa em casa podemos eliminar os criadouros do mosquito”, explicou a agente de Endemias, Elaine Cardoso.

E é necessário que cada um faça a sua parte. Além de quase 700 agentes comunitários de saúde e de endemias nas ruas, o exército da Prefeitura também conta com o auxílio de voluntários como representantes da Ala 2.  Assim, Anápolis se une mais uma para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“Sem o envolvimento da população é impossível obtermos um resultado positivo e determinante contra o Aedes”, frisou a gerente de Epidemiologia, Patrícia Godói.

(Foto: Reprodução)

Ciclo

No ano de 2019, os casos da dengue aumentaram em todo o país, por causa do ciclo do vírus que se modifica a cada três anos. Apesar de terem sido notificados 12.881 caos até o momento, os índices se mantiveram abaixo de 2016, o último ano endêmico quando foram notificados 15.408 casos. Com o trabalho efetivo da Prefeitura e parceiros, esse número caiu para 3.217 e 2.966, em 2017 e 2018, respectivamente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade