Em Anápolis, acolhimento aos diabéticos vai desde o diagnóstico até o tratamento

Nesta quinta-feira (14) ações de prevenção e cuidados sobre a doença estão programadas na cidade

Da Redação Da Redação -
Teste de glicemia. (Foto: Reprodução)

Para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promove atividades simultâneas em pontos diferentes de Anápolis nesta quinta-feira. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas em ações de prevenção e cuidados sobre a doença.

Uma delas acontece na Praça Americano do Brasil, das 08h30 às 12h. Haverá orientação nutricional, aferição de pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal, teste de glicemia, espaço da beleza, atividades físicas e dança. Profissionais de saúde como enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros estarão à disposição da população para orientações e tirar dúvidas.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro de Lourdes, às 08h30, acontece uma ação para promover o autocuidado do paciente diabético com a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf – AB) composta por nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, profissional de educação física e farmacêutico.

O principal foco das ações programadas pelas diretorias de Assistência Especializada e Atenção Básica, por meio do Nasf-AB, além da prevenção e cuidado, é promover a qualidade de vida do diabético. E todo esse trabalho é feito pelas equipes da Semusa que acolhem o paciente desde o diagnóstico até o tratamento com a dispensação de insulinas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.