Em seis horas, HUANA fez duas captações de órgãos para transplante

Doação partiu de adolescente e idoso e salvará vidas em Goiânia e São Paulo

Rafaella Soares Rafaella Soares -

O Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA) realizou, das 22h de quinta-feira (28) às 04h desta sexta (29), duas captações de órgãos para transplantes.

As doações foram autorizadas pela famílias de um adolescente de 17 anos, que morreu em decorrência de um acidente de moto, e de um idoso de 65 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH).

Foram captados do adolescente as córneas, fígado, pâncreas e rins, sendo que as córneas e rim esquerdo foram para Goiânia, enquanto o pâncreas, figado e rim direto foram entregues para uma equipe de São Paulo.

Já do idoso foi feita a retirada dos rins, que também foram destinados para um paciente de Goiânia.

(Foto: Hariane Rodrigues)

Antes de os doadores serem levados para o procedimento, as equipes do HUANA fizeram um corredor humano entre a Unidade Terapia Itensiva (UTI) e as salas de cirurgia.

O objetivo do gesto, conforme o hospital, foi homenagear e demonstrar gratidão ao adolescente e ao idoso, que puderam salvar a vida de outras pessoas.

(Foto: Hariane Rodrigues)

(Foto: Hariane Rodrigues)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade