Anápolis lidera o ranking de investimentos em serviços públicos no Centro-Oeste

Na contramão de outros municípios, como Goiânia e Aparecida, a cidade avançou quase 140%

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Os investimentos em serviços públicos que estão sendo realizados em Anápolis avançaram 139,9% fazendo com que a cidade não só liderasse o ranking em Goiás, mas também de toda a região Centro-Oeste. Referente a 2018, o levantamento é da Frente Nacional de Prefeitos e foi publicado no anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil.

Na contramão de Anápolis, Goiânia registrou apenas 69,9% de incremento nos investimentos e teve o segundo pior desempenho entre as capitais brasileiras — foram investidos recursos da ordem de R$ 119 milhões, correspondendo a apenas 2,7% da receita total do período, perdendo apenas para Alagoas (1,9%).

Já Aparecida de Goiânia teve retração de 16,4%, em relação a 2017. A pesquisa também apurou as despesas com áreas como infraestrutura, saúde, educação e assistência social, para mostrar o empenho dos governos locais na manutenção destes serviços públicos tão demandados pela população.

[Best_Wordpress_Gallery id=”169″ gal_title=”FNP”]

Ações estratégicas de governança, como a simplificação da máquina pública, com foco na eficiência dos serviços e na qualidade de vida do cidadão, foram decisivas para alcançar os bons resultados, de acordo com o prefeito Roberto Naves (Progressistas).

“Colocamos as contas em dia e fizemos os investimentos necessários, como obras de drenagem, mobilidade urbana, reforma e construção de unidades escolares, a UPA Pediátrica, o projeto do novo Distrito Industrial Municipal,  entre muitas outras”, afirmou o gestor municipal, reforçando que estão sendo dadas soluções definitivas para problemas crônicos, a exemplo da erosão da Vila Formosa.

Nova fase

Para Roberto, enquanto os municípios têm enfrentado o aumento das demandas por serviços públicos e a escassez de recursos para executá-las, Anápolis meio em meios as dificuldades passa por um novo ciclo de crescimento, descentralizando seu desenvolvimento e levando melhorias para os quatro cantos.

Dos municípios goianas que figuram no ranking dos 100 maiores PIBs do País, Anápolis foi o segundo maior destaque do Estado, na 65º posição nacional, perdendo apenas para Goiânia, que ficou em 14º lugar. Já na região Centro-Oeste, a cidade ocupa o 5º lugar do ranking, fica atrás apenas das capitais — Brasília (DF), Goiânia, Campo Grande (MS) e Mato Grosso (MT) — com 2,15% de participação.

Outro indicador de desenvolvimento da região é a geração de empregos. Anápolis figura entre os cinco municípios goianos que mais geraram novos postos de trabalho, em novembro de 2019, com 130 novas vagas, segundo últimos dados do Caged. No acumulado do ano, de janeiro a novembro/2019, a cidade gerou 2.425 novos postos de trabalho, ocupando a terceira posição no ranking estadual — perde apenas para Goiânia e Rio Verde –, tendo avançado três posições desde 2017.

Também subiu 21 posições no ranking das Melhores Cidades para se Fazer Negócios, tradicional pesquisa da Revista Exame, sendo considerada a 3ª melhor em Goiás e a 57ª no País (em 2018 estava na 78ª posição).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.