Cerca de 100 policiais serão realocados para reforçar policiamento em cidades goianas

Secretário também falou que pretende intensificar parcerias com o Distrito Federal para garantir mais segurança aos moradores da região

Da Redação Da Redação -

As cidades do entorno do Distrito Federal receberão, em 2020, o Comando de Missões Especiais (CME), que intensificará ainda mais as ações de combate à criminalidade nos municípios que compõem a região. Com a medida, cerca de 100 policiais poderão ser realocados para que o policiamento ganhe ainda mais força na região.

O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública Rodney Miranda nesta quarta-feira (22), em entrevista ao Balanço Geral DF, da Record TV Brasília. “Estamos trabalhando diariamente para garantir mais tranquilidade à população do Entorno, que ficou desassistida por 20 anos em governos anteriores. Essa região é prioridade na gestão do governador Ronaldo Caiado”, afirmou.

Ainda sobre reforço do efetivo das forças policiais, Rodney Miranda destacou que parte dos delegados que concluíram o curso de formação para o cargo será alocada, assim que o Estado tiver capacidade financeira, nos municípios que integram o Entorno. “Pelo menos um terço destes profissionais virá para essa região”, anunciou.

Na ocasião, o secretário destacou que a atual gestão não tem medido esforços para resolver gargalos deixados por governos passados na região. “Estamos estruturando o sistema de segurança. Todas as forças policiais estão sendo contempladas para que, assim, possam prestar um atendimento ainda mais efetivo às famílias que vivem aqui”, declarou.

Importante destacar que, em 2019, a Polícia Militar de Águas Lindas de Goiás recebeu R$ 3,6 milhões em equipamentos, como transceptores de radiocomunicação portátil com tecnologia digital, tablets, impressoras térmicas e capacetes antitumulto.

Delegacias da Polícia Civil, por sua vez, receberam 40 espingardas Gauge calibre 12 e 704 algemas, adquiridas por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A atual gestão também inaugurou a obra de reforma e ampliação do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que funciona em Luziânia. A atual administração também concluiu a obra de reforma e ampliação do Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia, que ficou parada durante anos no governo anterior e será inaugurada, oficialmente, em breve.

Criminalidade em queda

Ao falar da queda dos indicadores criminais em todo o Estado – em especial no Entorno do DF -, o secretário destacou a importância do trabalho das forças policiais.

“Tivemos reduções históricas em crimes violentos, como homicídios, latrocínios e roubos. Isso é fruto da garra e da excelência dos nossos policiais, que, desde o início da atual gestão, tiveram total liberdade para trabalhar, tendo como único limite a lei”.

Rodney Miranda também destacou o combate ao tráfico de drogas em Goiás. “Tivemos um recorde histórico de apreensões de entorpecentes no ano passado. Boa parte foi registrada no Entorno. Em todo o Estado, foram apreendidas 55,1 toneladas, o que representa uma média de 150 quilos de drogas apreendidos por dia e um avanço de 25,92% na comparação com 2018”, complementou.

Integração

O secretário também falou que pretende intensificar parcerias com o Distrito Federal para garantir mais segurança aos moradores da região.

“Não há fronteira física para o crime. Já temos uma aproximação muito grande com a Segurança Pública do DF e vamos intensificá-la ainda mais. Queremos também estreitar relações com outros estados para que possamos promover uma grande integração em nível nacional contra o crime organizado”, arrematou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.