Mutirão vai realizar mais de 700 cirurgias oftalmológicas em Anápolis

Meta da ação é zerar a fila desta especialidade médica na cidade

Da Redação Da Redação -

Cirurgias oftalmológicas começarão a ser realizadas a partir desta sexta-feira (24) após assinatura do contrato do prefeito Roberto Naves (Progressistas) com o Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA).

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é que a fila seja zerada em pouco mais de três meses. São mais de 700 cirurgias e a previsão é que sejam feitas 200 por mês. As primeiras já estão agendadas para o dia 31.

De acordo com a pasta, o contrato de R$ 482.433,00 prevê 500 operações somente de catarata. Hoje existem em Anápolis um total de 468 pacientes aguardando pelo procedimento.

A fila é organizada por critérios como gravidade, equidade e temporalidade sendo acompanhada diariamente pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO).

O credenciamento da unidade executante foi feita por meio de chamamento público. Operações de retina, córnea, ptose palpebral, pterígio e outras especialidades também estão previstas no contrato.

Eletivas

Há pouco mais de um mês a Prefeitura de Anápolis iniciou o mutirão de cirurgias e procedimentos eletivos com o Hospital Evangélico Goiano (HEG) também na modalidade de contrato por credenciamento público.

São 5.898 procedimentos cirúrgicos e exames de diagnóstico como endoscopia digestiva e colonoscopia.

Esse contrato contempla cirurgias de vesículas, hérnias, rins, tireóide, vasculares e revascularização, além de especialidades como ginecologia, pediatria, otorrinolaringologia, entre outras.

O exame de colonoscopia, por exemplo, é feito pela primeira vez pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Anápolis. Antes, os pacientes eram encaminhados para Goiânia e tinham de aguardar vagas nas unidades da capital.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade