Segurança em Anápolis avançou, mas ainda há metas a serem cumpridas

Somente uma das estabelecidas não tem a perspectiva de ainda ser executada

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -
Lançamento da Força Tática Municipal, em 2018. (Foto: Danilo Boaventura)

“Dizer que o problema da segurança é uma questão apenas dos governos estadual e federal é fugir das responsabilidades”, pontou Roberto Naves (Progressista) no plano de governo para a área.

“A Prefeitura pode e deve cumprir com esse tema através de ações práticas que melhoram a vida das pessoas”, complementou estabelecendo oito metas enquanto ainda era candidato.

Dessas propostas, somente uma não tem perspectiva de ainda ser executada plenamente na gestão do prefeito eleito em 2016. Quatro foram integralmente cumpridas e as demais seguem o mesmo caminho.

Elas constam em documento registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o Portal 6 esmiuçou e até o final do mês mostrará o que saiu e o que não saiu do papel.

(Infográfico: Denilson Boaventura)

⚠ PROMESSA AINDA EM ANDAMENTO:

Colocar a Guarda Municipal em prática. No papel ela já existe. Mas é preciso ir para as ruas. O trabalho da Guarda Municipal, cuidando dos espaços públicos de Anápolis libera a polícia para atuar com mais intensidade nos bairros e ainda inibe as ações dos criminosos. Ampliar a vigilância como contrapartida ao Estado.

A Prefeitura de Anápolis afirma que em razão dos índices de violência encontrados, em 2017, teve de priorizar os cidadãos em relação ao patrimônio público.

Por isso, criou a Força Tática Municipal – que ajudou a reduzir em cerca de 60% os crimes. No entanto, ressalta que não desistiu do projeto da Guarda Municipal.

De acordo com o Observatório Municipal de Segurança Pública, estão em etapa final os trâmites burocráticos para o lançamento do edital do concurso público.

Com a Força Tática, índices de criminalidade tiveram queda. (Foto: Ismael Vieira)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Fortalecer o Conselho Comunitário de Segurança no Município.

Integrante do Plano Municipal de Segurança Pública, o Conselho Comunitário de Segurança está em atividade. Reuniões para discutir ações e ouvir os moradores são levadas para os bairros de Anápolis.

(Foto: Reprodução)

⚠ PROMESSA AINDA EM ANDAMENTO:

Aperfeiçoar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – CGIM com mais capacitação para os servidores, equipamentos e recursos. Ampliação da área de cobertura do Sistema de Video Monitoramento na cidade e nos distritos, conectando os circuitos fechados de privados ao sistema de monitoramento do CGIM.

Câmeras de videomonitoramento encontram-se instaladas em vários setores. Em breve, um novo convênio será assinado, em parceria com o Ministério da Justiça, para garantir o aumento das câmeras de monitoramento da cidade.

Segundo o Observatório Municipal de Segurança Pública, o novo convênio prevê equipamentos mais modernos e o aumento das câmeras de videomonitoramento de 70 para 205.

Atualmente, a cidade também conta com o videomonitoramento móvel — um micro-ônibus dotado de câmeras, computadores e servidor para auxiliar na segurança das praças, parques e eventos.

Ônibus de videomonitoramento é uma das ferramentas utilizada para ampliar a segurança na região. (Foto: Reprodução)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Estimular o trabalho da Defesa Civil nas ações preventivas, de socorro, assistência e recuperação, com o objetivo de evitar desastres e calamidades, atendendo com mais rapidez e eficiência.

A Defesa Civil realiza um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais em Anápolis.

Defesa Civil caminha junto com o Corpo de Bombeiros. (Foto: Reprodução)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Desenvolver e implantar programas de conscientização e prevenção a violência, criminalidade e drogas na rede de educação municipal.

Em parceria com o Governo Estadual e Polícia Militar (PM), a Prefeitura afirma que fortaleceu o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas de Anápolis.

Juntamente com o 4º Batalhão da PM, também foi criado o Policial Mirim. No contraturno escolar, estudantes de 10 a 14 anos participar de atividades esportivas e aulas voltadas para ética, noções de cidadania, educação no trânsito, primeiros socorros e muito mais.

Anápolis agora também tem o Policial Mirim. (Foto: Reprodução)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Cobrar junto ao governo do estado o aumento do efetivo policial e de equipamentos para as polícias Militar e Civil.

Além de cobrar, a Prefeitura de Anápolis salienta que conseguiu que 30 policiais militares integrassem à Força Tática Municipal.

Dividindo dez camionetes, adquiridas pelo município, eles realizam policiamento ostensivo e preventivo em cinco rotas. O pagamento do banco de horas também é feito.

Há convênio com a Polícia Civil (PC), que realiza a Operação Direção Consciente aos finais de semana, e com o Tiro de Guerra, em que são custeadas despesas relacionadas à entidade que garante melhorias no treinamento.

O Observatório Municipal de Segurança Pública, mantém, ainda, um contrato com a Associação de Deficientes de Anápolis (ADA) para fornecimento de mão de obra que auxilia no monitoramento das câmeras de videomonitoramento.

Convênio com a Prefeitura com a Polícia Civil ajuda manter a Operação Direção Consciente. (Foto: Divulgação)

❌ PROMESSA NÃO CUMPRIDA:

Oferecer estrutura para expansão das delegacias especializadas de idosos, crianças, deficientes e mulheres.

Esse projeto não foi iniciado nesses três anos e o Observatório Municipal de Segurança Pública não comentou o porquê.

⚠ PROMESSA AINDA EM ANDAMENTO:

Substituir ao longo do mandato, todas as lâmpadas atuais por equipamentos de LED.Além da melhor qualidade na iluminação, as lâmpadas de LED têm duração maior que as lâmpadas comum, proporcionando uma economia de cerca de 80% em relação ao equipamento comum.

Anápolis conta com 48 mil pontos de energia. Desse montante, 8 mil pontos tiveram lâmpadas de LED instaladas. Há ainda 12 mil aguardando a entrega do material por parte do fabricante e uma licitação em andamento para troca de outros 28 mil.

Parte da Vila Jaiara já foi contemplada com lâmpadas de LED. (Foto: Reprodução)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade