Em três anos, Agricultura teve avanço de 50% em Anápolis

Metas foram estipuladas no plano de governo registrado pelo prefeito no TSE

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Das seis propostas estabelecidas por Roberto Naves (Progressistas) para a Agricultura, duas foram cumpridas integralmente nesses três anos, uma parcialmente, duas estão em andamento e duas não tem a perspectiva de serem cumpridas.

A área é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo. “É preciso garantir as condições para produzir, escoar e comercializar a nossa produção agrícola. O campo é prioridade para colher desenvolvimento”, escreveu o prefeito no plano de governo, em 2016, quando ainda era candidato.

O documento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Portal 6, até o final do mês, mostrará o que saiu e o que não saiu do papel.

(Infográfico: Denilson Boaventura)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Intensificar as ações para promoção da saúde animal.

Reformado em 2019, o Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal. Dr. João Paulo Alarcão é atualmente o único a região Centro-Oeste com centro cirúrgico capaz de realizar castrações e pequenas cirurgias.

Cuidados como melhorar a saúde de animais abandonados, maus tratados é recorrente no espaço. A Administração Municipal também adquiriu um Castramóvel, que começou as atividades neste início de ano.

(Foto: Reprodução)

❌ PROMESSA NÃO CUMPRIDA:

Incentivar a inseminação artificial e transferência de embriões através de convênios e medidas de incentivo a capacitação técnica.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo informou que não deu início a este projeto nesses últimos três anos.

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Promover a manutenção permanente das estradas rurais através de uma equipe especialmente designada.

Aproximadamente 500 quilômetros de estrada de chão georreferenciadas são permanentemente cuidadas em forma de rodízio.

“Prova que durante esse período de chuvas, os agricultores não passam por problemas”, pontua a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo.

Estradas de chão são georreferenciadas. (Foto: Reprodução)

❌ PROMESSA NÃO CUMPRIDA:

Instituir o programa de saneamento rural com a instalação de soluções alternativas de saneamento nas propriedades rurais como, por exemplo, canteiros biossépticos.

Este projeto, assim como o de incentivo a inseminação artificial e transferência de embriões através de convênios e medidas de incentivo a capacitação técnica, também não foi iniciado.

⚠ PROMESSA AINDA EM ANDAMENTO:

Recuperar as áreas rurais degradadas, erosões, nascentes e matas ciliares.

O trabalho de recuperação está em andamento. Na Vila Formosa, obras de reforma e drenagem e contenção foram feitas na antiga erosão e entregues no início deste ano. As nascentes estão recuperadas por meio do ProÁgua, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano.

Complexa, obra resolveu o problema histórico da erosão na Vila Formosa. (Foto: Reprodução)

❎ PROMESSA CUMPRIDA PARCIALMENTE:

Incentivar e aumentar o número de feiras realizadas no município como forma de proporcionar maior visibilidade e oportunidade de vendas para os produtores locais.

Nesses três anos, a Prefeitura de Anápolis implantou o projeto Feira Legal — que reestruturou e organizou todas as feiras do município através de um mapeamento e chamamento do feirante através do recadastramento para se legalizar.

O Feira Legal estimula o empreendedorismo e oferece qualificação, com cursos de Segurança Alimentar e Reaproveitamento de Alimentos, aos feirantes. O projeto também tornou contínua a função social de doação das sobras ao Banco de Alimentos de Anápolis.

Apesar de não constar no plano de governo, Roberto prometeu transformar as feiras cobertas de Anápolis em mercados permanentes. Esse processo, segundo a Administração Municipal, ainda está em andamento.

Reny Cury e Bairro de Lourdes ganharam novos feirões nos últimos três anos. (Foto: Divulgação)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.