‘Governo trabalha dia e noite para que Educação seja referência no Brasil’, afirma Gracinha Caiado

Primeira-dama de Goiás participou de encontro com professores, servidores e alunos de 24 escolas que passarão a ter ensino em tempo integral

Da Redação Da Redação -

“Quero que vocês tenham certeza que a Educação é e será a prioridade do governador Ronaldo Caiado, sempre. Sabemos que não existe cidadania, Estado forte nem dignidade sem Educação”. Ao reafirmar esse compromisso, a presidente do Grupo Técnico Social de Goiás (GTS), primeira-dama Gracinha Caiado, foi aplaudida por professores, servidores e alunos pertencentes às 24 unidades da rede estadual que foram selecionadas para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do Ministério da Educação.

As escolas são de Ensino Médio e passam a contar com recursos para investimento em infraestrutura e formação de professores.

Realizado no Centro de Convenções de Goiânia, o I Encontro Formativo para os Novos Centros de Ensino em Período Integral reuniu 600 pessoas da comunidade escolar e contou a participação da primeira-dama, que representou o governador Ronaldo Caiado. Ele cumpria agenda em Campos Belos, onde inaugurou mais uma agência do Vapt Vupt, nesta terça-feira (28).

Ao lado da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, Gracinha Caiado foi recebida por um corredor musical formado por alunos do Centro de Ensino em Período Integral Cecília Meirelles.

A primeira-dama enfatizou que todo o governo está trabalhando dia e noite para que a Educação pública em Goiás se torne referência no Brasil.

“Então, vamos olhar para aqueles que precisam da nossa mão estendida, do nosso apoio, porque a Educação nunca para. Tenham a certeza da nossa responsabilidade e determinação em fazer de Goiás um Estado melhor para todos”, evidenciou.

(Foto: Octacilio Queiroz)

A secretária Fátima Gavioli destacou que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), tem recuperado recursos federais – que até 2018 chegavam a ser devolvidos à União por falta de projetos – e ainda gerado economias para direcionar suas verbas estritamente às unidades de ensino e aos profissionais da educação.

“Graças ao esforço do governador Ronaldo Caiado, conseguimos economizar e deixar na própria pasta as economias que a Educação conseguiu fazer. Isso só foi possível porque houve seriedade e compromisso”, apontou.

Tempo integral

A implementação de escolas em tempo integral é compromisso do governador Ronaldo Caiado e também parte da diretiva do Governo Federal constante no Plano Nacional de Educação (PNE).

Neste ano, a Seduc listou 26 unidades de Ensino Médio, que atendem a todos os critérios do MEC e que tiveram a aprovação da comunidade escolar, para participarem do programa de fomento da União. Vinte e quatro escolas já foram incluídas no programa, e a Seduc aguarda a aprovação das outras duas pelo Ministério.

No Ensino Médio integral, o estudante fica mais tempo na escola, o turno é único e a programação é distribuída ao longo do dia. As disciplinas que já marcam presença no ensino regular – como Língua Portuguesa, Matemática e Química – ganham a companhia de outras atividades, desenvolvidas com o apoio dos professores.

Os estudantes têm aulas voltadas para pensar sobre seus sonhos e planejar o futuro e podem escolher algumas matérias complementares (eletivas). O objetivo é contribuir com a descoberta de novas habilidades, preparar o jovem para o Enem e para a vida.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.