Procedimento raro salva a vida de grávida e gêmeos em Anápolis

Solução precisou ser usada pela equipe médica para parar o coração da mulher

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Um procedimento raro foi realizado na última segunda-feira (09) no Hospital Evangélico Goiano (HEG), em Anápolis. A paciente é uma mulher de 34 anos, grávida de gêmeos, que corria riscos sérios de morte.

Ao Portal 6, a unidade informou que ela está na 25ª semana da gestação e foi diagnosticada com uma doença conhecida como estenose aórtica supravalvar, uma condição que compromete a circulação de sangue desde ventrículo esquerdo do coração até a aorta.

Apesar de não ser indicado submeter mulheres grávidas a cirurgias tão intensas, essa seria a única alternativa para salvar a vida da mulher e dos bebês. Mesmo assim, eles ainda tinham uma taxa de mortalidade de até 40%.

Para a desobstrução, a equipe médica do HEG realizou uma anestesia geral na paciente e iniciou o monitoramento dos bebês. Uma solução foi usada para parar o coração dela e, enquanto uma máquina a mantinha viva, os profissionais colocaram uma prótese na aorta para liberar o fluxo sanguíneo.

Mesmo sendo de alta complexividade, a mulher saiu bem da cirurgia e passou 24h na Unidade de Terapia Intensiva, de onde já recebeu alta e deverá seguir internada em uma clínica.

Participaram do procedimento os seguintes profissionais:

Solon Alberto do Rego Maia Neto – anestesista
Walter Vosgrau Fagundes – cirurgião cardiovascular
Bruno Botelho – Cirurgião Cardiovascular
Lorena Machado – obstetra

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.