Conselho de Saúde quer o fim do isolamento domiciliar de contaminados por coronavírus em Anápolis

Entidade argumenta que a China só começou a controlar a situação a partir do momento que definiu locais específicos para isolar as pessoas com com a doença

Da Redação Da Redação -
Semusa fica no prédio da Papelaria Tributária. (Foto: Danilo Boaventura)

O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Welison Marques de Araújo, defendeu nesta quarta-feira (18) durante reunião da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara de Anápolis que o isolamento das pessoas contaminadas pelo Covid-19, o novo coronavírus, seja feito em local específico definido para tal e não no âmbito residencial.

Araújo, que estava acompanhado do vice-presidente do Conselho, Hamilton Batista Júnior, utilizou como argumento informações que, segundo ele, são oriundas da Organização Mundial da Saúde (OMS), dando conta que a China apenas começou a controlar a situação a partir do momento que definiu locais específicos para isolar as pessoas com coronavírus.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão, Lélio Alvarenga (PSC), com participação dos vereadores Professora Geli (PT) e Deusmar Japão (PSL). E ainda o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Pastor Elias Ferreira (PSDB).

A pauta da reunião teve ainda debates sobre vagas de UTI para atender pessoas diagnosticadas com coronavírus. Também a preocupação, levantada pela Professora Geli, com a proteção dos profissionais de saúde que atuam no atendimento a pessoas com suspeita ou já testadas positivo.

Os vereadores e conselheiros demonstraram ainda indignação com a ação de algumas empresas que praticam sobre-preço no comércio de produtos como álcool gel e máscaras de proteção.

Há também preocupação com o número de equipamentos respiradores nas unidades de saúde. Os produtos sumiram do mercado e prevê-se dificuldades para a aquisição mais urgentes destes produtos.

Por fim, ficou definido que a Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social, juntamente com a Frente Parlamentar da Saúde, vão encaminhar à Administração Municipal uma moção contendo algumas solicitações.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade