Portal 6

Prefeitura de Anápolis suspende consultas, exames e cirurgias na rede pública e privada

(Foto: Danilo Boaventura)

Aumentando o isolamento social, a portaria da Semusa também atende à pressão de gestores de hospitais particulares da cidade

Publicado nas primeiras horas desta quinta-feira (26), o Diário Oficial do Município trouxe uma nova portaria da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) suspendendo, na rede pública e privada, todas as consultuas e cirurgias eletivas que seriam realizadas na cidade.

A redação do documento não especifica o prazo final da medida, o que faz supor que os efeitos dela durarão enquanto vigorar os decretos governamentais de combate ao avanço do novo coronavírus.

O Portal 6 não solicitou esclarecimentos à assessoria de comunicação da pasta porque seria em vão, uma vez que os profissionais que lá trabalham alegam sobrecarga e passaram a ignorar as solicitações de notas enviadas pela imprensa.

Exceção

De acordo com o documento, terão permissão para ocorrer no âmbito do município situações que incluam pacientes de terapia renal substitutiva (hemodiálise ou diálise peritoneal), hematologia e hemoterapia, oncologia, cardiologia intervencionista, neurocirurgia, programa IST/AIDS, atendimento aos pacientes para tratamento e acompanhamento de tuberculose e hanseníase.

Desde que não haja aglomerações, também estão permitidos tratamentos de pré-natal e de alto risco. O mesmo vale para clínicas de vacinação e que executem serviços de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia transvaginal para gestantes e os laboratórios de análises clínicas.

Exames cardiológicos só poderão ser executados os de alta complexidade.

Realocação

A portaria da Semusa indica ainda que os profissionais que atuam na área da saúde não deixarão de trabalhar e serão realocados “em outras áreas assistenciais, a fim de apoiar as ações relacionadas à contenção da pandemia”.

Parte deles devem ser requisitados em serviços de teleatendimento e deslocamentos para orientações domiciliares.

Pressão

Aumentando o isolamento social, a portaria da Semusa também atende à pressão de gestores de hospitais particulares de Anápolis.

A reportagem apurou que houve nos últimos dias um aumento súbito da demanda nesses estabelecimentos por conta do temor da pandemia de Covid-19.

Cobertura completa em portal6.com.br/coronavirus

Quer comentar?

Comentários






Nosso Twitter

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.