Foto polêmica do Parque Ipiranga durante quarentena acende nova discussão na cidade

Estariam as pessoas que frequentam o espaço cometendo crime? Quais os perigos envolvidos? Polícia Militar faz alerta e especialistas explicam riscos

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Tirada do alto de um dos prédios do bairro Jundiaí, na região Central de Anápolis, uma foto tem gerado polêmica e dividido opiniões de internautas em Anápolis nas últimas 24h.

A imagem, mesmo precária, mostra o Parque Ipiranga num fim de tarde, com o estacionamento lotado de carros e uma quantidade incalculável de pessoas nas áreas verdes e pista de caminhada.

Rapidamente, o registro viralizou nas redes sociais com legendas ironizando e questionando às determinações governamentais que proibiram aglomeração de pessoas para evitar o avanço do novo coronavírus na cidade.

Parque Ipiranga no fim de tarde de quinta-feira (31). (Foto: Reprodução)

Com academias, bares e locais de entretenimento fechados, estariam cometendo algum crime àqueles que decidiram ir ao local para passear ou fazer atividades físicas? A resposta é não, como lembra o tenente coronel Eduardo Bruno, comandante do 4º BPM.

“Não tem ainda um dispositivo legal”, reconhece o oficial. No entanto, ele lembra que ignorar uma ordem de dispersão feita pela Polícia Militar acarreta em detenção por desobediência.

Tenente-coronel Eduardo Bruno é comandante do 4º BPM de Anápolis. (Foto: Divulgação)

“A gente não quer utilizar essas medidas extremas. Esperamos que o cidadão abordado em situação de aglomeração com outras pessoas coopere, porque ele está colocando não somente a vida dele em risco, as também a de outras pessoas”, adverte.

Os perigos

Especialistas da área da saúde ouvidos pelo Portal 6 coincidem em um ponto: a possibilidade de contaminação em ambientes abertos é menor, mas o risco existe.

É o que dizem o médico infectologista, Marcelo Daher, e o biomédico e microbiologista, Éden Rodrigues.

“A princípio, atividade em ambiente aberto, ao ar livre e sem contato físico não oferece risco. Mas em uma situação de controle de deslocamento e isolamento social, o ideal é que não acontecesse. O problema é que as pessoas não estão acostumadas com essa situação”, lamenta Marcelo.

As informações oficiais, que mostram poucos casos de covid-19 confirmados na cidade, também não ajudam a manter as pessoas em casa, segundo o médico.

Marcelo Daher é médico infectologista em Anápolis. (Foto: Denilson Boaventura)

“O baixo número oficial de casos divulgado pelos boletins epidemiológicos do município faz com que essa sensação de que nada está acontecendo por aqui aumente. Sem testar os pacientes e com a demora nos resultados, será impossível manter as pessoas em casa”, emenda

Quem se arrisca precisa redobrar os cuidados e evitar contato direto, além de objetos de uso comum, recomenda o biomédico.

“As pessoas não podem ficar presas o tempo todo dentro de casa. Até porque isso até gera depressão, mas o que não pode é ter muitas pessoas no mesmo espaço quase topando uma na outra. Observando os critérios de higiene e segurança, como afastamento de pelo menos um metro e meio, é seguro”.

“Idosos e pessoas que tenham problemas de saúde, ou doenças crônicas, é que devem evitar ao máximo sair de casa”, complementa.

Éden Rodrigues é biomédico e microbiólogo em Anápolis. (Foto: YouTube)

Treino em casa

Fazer atividade física em casa é uma opção para quem se preocupa em manter a forma. Além de exercícios funcionais, é possível usar até os movéis da residência para o treino, sugere Alexander David.

Policial militar e personal trainer, ele também é especialista em fisiologia humana e grupos especiais.

Alexander David é personal trainer e especialista em fisiologia humana e grupos especiais. (Foto: Arquivo Pessoal)

“O sofá, a cadeira, um saco de arroz e até o peso do próprio corpo podem ser usados em exercícios físicos domésticos. Lembra muito a calistenia, cujo o treino não usa os aparelhos vistos nas academias e também dá bom resultado. Para quem já fazia musculação é até bom aproveitar essa quarentena para descansar um pouco o corpo”, aconselha.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade