Análise | Dados da Semusa mostram que a Covid-19 está fora de controle em Anápolis

Menos de 10% das 880 pessoas com suspeita foram submetidas a exames laboratoriais

Carlos Henrique Carlos Henrique -

A atenciosa leitura dos números de casos confirmados e suspeitos de Covid-19 em Anápolis evidencia uma realidade preocupante sobre a coordenação local de enfrentamento à doença.

Até a tarde deste sábado (09), havia 813 casos suspeitos em isolamento social que não foram submetidos a testes laboratoriais.

A Semusa já confessou documentalmente que não tem controle sobre esses pacientes em “isolamento domiciliar”. Basicamente, o acompanhamento da Vigilância Epidemiológica da pasta é feito por telefone.

Ou seja, eles podem ignorar a recomendação das autoridades sanitárias, sair às ruas e contaminar mais pessoas, sobretudo porque o município flexibilizou a quarentena nas últimas semanas.

Especialistas ouvidos pela seção Rápidas do Portal 6 são taxativos em dizer que qualquer iniciativa sem testagem em massa é inócua.

Das 218 amostras clínicas em processamento pelo LACEN, apenas 67 são de Anápolis. Isso representa menos que 10% dos 880 casos totais suspeitos da cidade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.