Caiado adianta novidade sobre o novo decreto de enfrentamento à Covid-19

"É importante que as pessoas saibam que quarentena não é lazer, não é para fazer festas ou arranjos", pontuou

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Em live transmitida nesta quarta-feira (13) às emissoras da Agência Brasil Central, o governador Ronaldo Caiado (DEM) informou que deve encaminhar, no mais tardar até esta quinta-feira (14) o novo decreto de isolamento social à sua equipe para que ela possa avaliar a formatação do documento.

Como novidade, adiantou uma exigência para as pessoas que insistem em fazer turismo no Estado neste período de pandemia: elas terão de comprovar, por meio de exame laboratorial, que não estão com o novo coronavírus ou que já tiveram a Covid-19 e têm anticorpos suficientes.

Segundo o governador, esta será uma forma de evitar o risco de contaminação aos moradores das comunidades visitadas. “É importante que as pessoas saibam que quarentena não é lazer, não é para fazer festas ou arranjos. É, pelo contrário, para refletir, ajudar as pessoas que mais precisam, contribuir, e não levar inquietação às comunidades”, disse.

A live teve a participação do defensor-público do Estado de Goiás, Domilson Rabelo. A declaração de Caiado se deve a um comentário de Domilson sobre denúncias recebidas de moradores de municípios turísticos situados às margens do Rio Araguaia. Segundo eles, pessoas estariam visitando essas localidades para pescar, a despeito da pandemia.

Responsabilidade dos prefeitos

O defensor-público geral disse que na semana passada encaminhou recomendação à Federação Goiana dos Municípios (FGM) para que orientasse os prefeitos a adotarem uma forma responsável de flexibilização das atividades neste momento de pandemia, com base em parâmetros técnicos das autoridades sanitárias.

Ele lembrou que a flexibilização é permitida no artigo 4º do último decreto governamental que trata do isolamento social em Goiás. Mas pediu responsabilidade dos gestores municipais. “Estamos falando em vidas, não queremos mais óbitos”, ressaltou.

https://www.facebook.com/tvbrasilcentral/videos/276340223523473/?v=276340223523473

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade