Anápolis é o polo de treinamento dos profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19 em Goiás

Aqui na cidade eles recebem capacitação que vai desde a colocação de EPIs até procedimentos mais complexos e depois levam os conhecimentos para outras unidades de saúde do estado

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

O polo de treinamento dos profissionais da saúde de Goiás que estão atuando na linha de frente do novo coronavírus fica em Anápolis, mais especificamente no Ginásio Poliesportivo da UniEVANGÉLICA.

Batizado de Centro de Treinamento e Capacitação para o combate à Covid-19, o projeto começou atendendo somente a cidade e hoje qualifica todo o estado.

“A finalidade é preparar diversos atores para enfrentar essa pandemia, que afeta o mundo inteiro”, explica o reitor da instituição, Carlos Hassel Mendes.

O treinamento dos profissionais ocorre com o uso de cenários, que vão desde a colocação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até procedimentos mais complexos.

No local, são apresentados modelos de cuidado de atenção primária e terciária, coleta de Swab (testagem para Covid-19), visita domiciliar, consulta médica e triagem de pacientes.

(Foto: Reprodução)

O projeto é realizado com a participação de docentes e acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia.

Segundo a UniEVANGÉLICA, já passaram pelo Centro de Treinamento e Capacitação para o combate à Covid-19 profissionais da Prefeitura de Anápolis e dos municípios de Porangatu e Minaçu.

A previsão é que os próximos treinamentos sejam realizados na semana que vem, com a capacitação de membros das regionais Serra da Mesa, Pireneus, Central e Norte de saúde.

Depois da capacitação os profissionais se tornam multiplicadores e a perspectiva é que, enquanto durar a pandemia, a instituição realize o treinamento de todos aqueles convocados para atuar nos Hospitais de Campanha (HCamps).

“Desde que fomos informados da situação pelo governador nós, da Associação Educativa Evangélica (AEE), mantenedora da UniEVANGÉLICA e outras instituições de ensino, nos prontificamos”, observou Ernei de Oliveira Pina, presidente da entidade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade