Anápolis já registrou 3.753 casos de dengue e uma morte neste ano, diz Semusa

Pasta também afirma que o número representa uma queda de 49,38% comparado com o mesmo período de 2019

Da Redação Da Redação -
Goiás já confirmou quase 4 mil casos de dengue nas três primeiras semanas de 2024 (Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aponta que 3.753 casos de dengue já foram confirmados em Anápolis neste ano.

O número, segundo a pasta, é referente entre janeiro e maio e representa uma queda de 49,38% comparado com o mesmo período de 2019, que notificou 7.600.

Segundo Patrícia Godói, gerente de Endemias da Semusa, o trabalho de combate à doença passou por adaptações por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Os agentes de endemias estão visitando todos os imóveis, na parte externa e as visitas estão sendo feitas somente em quintais e lotes baldios”, afirma.

“Estamos tomando todo os cuidados na medida do possível. Todos estão usando máscaras, álcool em gel e evitando proximidade com os moradores”, completa.

Transmitida pelo Aedes aegypti, a dengue mata. Em decorrência da doença, consta um óbito registrado em Anápolis neste ano.

Prevenção

Para evitar a reprodução do mosquito em casa, a Semusa indica que a população deve adotar algumas práticas, como não jogar lixo em terrenos baldios e não deixar água da chuva acumulando sobre a laje.

A pasta também recomenda aos moradores de Anápolis que, sempre que expostos a áreas de infestação, faça o uso de repelente e priorize a utilização de roupas claras, leves e que cubram todo o corpo.

Conforme a Semusa, o Aedes aegypti, que também transmite o Zika Vírus e a Chikungunya, tem atração pelo suor e cores escuras.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade