Conheça o táxi-lotação, sistema que pode ser implementado em Anápolis em breve

Modalidade, que carrega características do transporte coletivo com tarifas e rotas pré-definidas, começa a ser discutida pela Câmara na próxima semana

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -
(Foto: Reprodução)

Um sistema de transporte em que um veículo carrega vários passageiros de uma vez, tem um valor mais acessível que os demais e que faz trajetos pré-determinados.

Poderia ser o serviço de transporte coletivo, mas, na verdade, estamos falando do chamado táxi-lotação, modalidade que pode chegar em breve em Anápolis.

Um projeto de lei instituindo o sistema foi protocolado na Câmara Municipal de Anápolis pelo vereador Jakson Charles (PSB).

O objetivo, segundo parlamentar, é aumentar a quantidade de linhas fixas na cidade  — já que houve reduções de ônibus por conta da pandemia da Covid-19.

Assim como no transporte coletivo, a tarifa do táxi-lotação seria definida pela Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).

O projeto também incumbe o órgão de definir a caracterização do veículo, a rota e os pontos de embarque e desembarque, sob critérios técnico-operacionais.

Jakson Charles defende que a implantação do táxi-lotação, além de ajudar os taxistas, também melhoria a mobilidade urbana e auxiliaria na redução do uso individual de automóveis.

Segundo o vereador esse novo sistema de transporte já acontece em grandes capitais como Belo Horizonte, Manaus, São Paulo e Porto Alegre. Também foi aprovado em Goiânia.

O projeto deve ser lido em plenário na sessão ordinária do dia 15 de junho e, sem seguida, encaminhado para análise nas comissões permanentes. Após este processo, será encaminhada para votação.

De acordo com assessoria de imprensa da Câmara, como a situação exige agilidade na decisão de temas essenciais como este, a previsão é que ainda em junho a matéria seja colocada à apreciação dos vereadores em plenário.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade