Mais de 60 denúncias de maus tratos contra idosos foram averiguadas nesta sexta-feira (06) em Anápolis

Força-tarefa da Polícia Civil foi comandada pelo delegado Manoel Vanderic

Caio Henrique Caio Henrique -

Equipes da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI) de Anápolis estiveram nas ruas da cidade nesta quinta-feira (05) para investigar denúncias de possíveis maus tratos a idosos.

Ao todo, foram 64 situações averiguadas pela unidade. O número alto se deve ao protocolo de investigação durante a pandemia, que passou a ser quinzenal.

Em entrevista ao Portal 6, o delegado Manoel Vanderic contou que, apesar de não ter sido feita nenhuma prisão em flagrante, cerca de 70% das denúncias apuradas eram procedentes e retratavam uma má condição de vida para os idosos.

Segundo ele, a partir da constatação, os agentes da Polícia Civil deram início à perícia e ao levantamento de provas, reunindo evidências para o início do inquérito que, posteriormente, será encaminhado ao Poder Judiciário.

As vítimas que não tinham nenhum parente para ficarem sob os cuidados, nem condições de morarem sozinhas, foram encaminhadas para abrigos da cidade.

Vanderic também aproveitou para pedir a ajuda e participação da sociedade na causa dos idosos.

“É muito raro o próprio idoso pedir ajuda, ele é muito apegado ao próprio agressor. Então, a importância da participação de todos é essa: ajudar a resgatar os idosos da situação criminosa que, muitas vezes, eles nem sabem que sofrem”, destacou.

O delegado também justificou a importância de se realizar ações presenciais do tipo, que levam o auxílio e o suporte até a pessoa necessitada.

“A ação de campo é muito importante, para que consigamos ir até eles. O idoso debilitado não consegue ir até uma delegacia pedir ajuda. É um passo importante para a democratização do serviço público”, completou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade