Caiado sobre vacina contra Covid-19: “não pode ser transformada numa corrida maluca”

Governador defende que a imunização seja distribuída de forma igualitária pelo Ministério da Saúde, sem prioridade para estado A ou B

Da Redação Da Redação -

O governador Ronaldo Caiado (DEM) defendeu nesta terça-feira (08) o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

Durante reunião em Brasília, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, e outros gestores, ele defendeu que a imunização dos brasileiros é questão de saúde pública e “não pode ser transformada numa corrida maluca, em que cada um pode agir por si”.

Questionado sobre qual deveria ser a vacina, Caiado foi taxativo: “a que estiver no mercado, pronta, e deve ser distribuída corretamente em todos os estados, de acordo com os grupos de risco. Não pode ter prioridade para Estado A ou B.” “Nós não podemos ter estadualização de vacina, ela faz parte de uma política nacional e não abrimos mão”.

A distribuição, continuou o governador, deve ser promovida de forma igualitária pelo Ministério da Saúde e de acordo com a população prioritária de cada estado.

“Por exemplo, Goiás tem 1,8 milhão incluídos as áreas de saúde, segurança pública e o grupo de risco. Esses são os que precisam imediatamente”, explicou. Ele citou que, no total, são 7,2 milhões de goianos à espera da imunização. “Todos os estados devem receber proporcionalmente de acordo com esses grupos. Não pode ser um ou outro, uma cidade ou outra a ter o benefício da vacinação”.

“Não cabe a nenhuma autoridade ficar oferecendo vacina a ninguém. Isso é prerrogativa do governo federal”, sintetizou o governador. “Concentre toda vacina no Ministério da Saúde e distribua de acordo com o grupo de risco, saúde e segurança pública. Essa é a ordem que tem que ser dada, e eu falo como médico”, pontuou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade