Último sábado de lockdown foi regado a festinhas e bebedeiras secretas em Anápolis

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Na madrugada deste sábado (13), policiais da Delegacia de Trânsito (DICT) realizaram uma nova etapa da operação Direção Consciente para combater motoristas que dirigem alcoolizados pelas ruas de Anápolis.

Mesmo a cidade ainda estando em lockdown contra a Covid-19, o que torna qualquer tipo de confraternização proibida, a equipe flagrou vários condutores sob efeito de álcool voltando das famosas ‘resenhas’.

“Encontramos 17 motoristas dirigindo bêbados e dentro da tolerância, que acarreta em multa. Outros quatro ultrapassaram a tolerância criminal e foram presos. Todos vinham de festas residenciais”, afirmou Manoel Vanderic, titular da DICT.

Esse número de prisões, conforme o delegado, só não foi maior porque a equipe teve de adaptar as operações para evitar aglomerações e exposição aos policiais.

Além da ação contra os bêbados, os agentes também andaram pelos bairros do município para ajudar na fiscalização do cumprimento das medidas de proteção relacionadas à pandemia.

“Nosso foco foi especialmente essas confraternizações residenciais. A gente focou nas reuniões e festas domiciliares. Tem acontecido muito”, explicou Vanderic.

“As pessoas fecharam o comércio, mas estão fazendo festa. Essa questão das festas não tem desculpa e tem acontecido com dezenas de pessoas, todo mundo bebendo, sem máscara e ainda dirigindo bêbado depois”, acrescentou.

Em tempo

O lockdown foi decretado para evitar o colapso do sistema de saúde em Anápolis.

Na manhã deste sábado (13), os leitos de enfermaria chegaram a capacidade máxima de ocupação. Todos os 99 existentes estão ocupados.

Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que chegou a ultrapassar os 95% na sexta (12), caiu para 89%. De 73, 65 estão com pacientes.

Os dados são da plataforma criada pela Prefeitura para monitorar o avanço da pandemia na cidade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.