Semusa anuncia que também está suspendendo AstraZeneca para gestantes em Anápolis

Pasta emitiu nota logo após morte ser investigada pelo Ministério da Saúde e Anvisa recomendar suspensão

Rafaella Soares Rafaella Soares -
Semusa fica no prédio da Papelaria Tributária. (Foto: Danilo Boaventura)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou nota na manhã desta terça-feira (10) informando que em Anápolis também está suspensa a aplicação da vacina da AstraZeneca em gestantes.

De acordo com a pasta, a medida segue orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

A paralisação foi recomendada depois que uma grávida morreu no Rio de Janeiro após ter sido imunizada. O caso está sendo investigado.

A Semusa também explicou que na bula da AstraZeneca não está prevista a aplicação em gestantes. Ou seja, não existem estudos científicos que comprovem que as doses são seguras para o grupo.

Como não há nenhuma advertência sobre as puérperas (mulheres que tiverem filho recentemente), a vacinação continua para elas.

A expectativa é que o Ministério da Saúde divulgue em breve uma Nota Técnica comentando a suspensão e orientando sobre a segunda dose para as gestantes que já tomaram a primeira.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade