Vacinas da Pfizer chegam em Anápolis e Semusa divulga quem serão os contemplados

Pasta montou logística especial para aplicação da doses do imunizante, que requer conservação em baixas temperaturas

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -
Campanha de vacinação em Anápolis. (Foto: Divulgação/Secom)

Um total de 4.680 doses da vacina Pfizer chegaram em Anápolis nesta quarta-feira (12) e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foram acondicionadas em temperatura recomendada pelo fabricante. Por ser um imunizante conservado em baixa temperatura, a pasta adotará uma estratégia específica.

“Os frascos podem ser guardados por até 14 dias, mas após a retirada do congelador deve ser armazenada apenas por cinco dias. Por isso, a Prefeitura optou por um esquema mais intenso que permite a dispensação de forma ágil e segura”, explica o secretário Júlio César Spíndola.

De acordo com o titular da Semusa, neste sábado (15) e domingo (16) ocorrerá uma mobilização para aplicar a vacina da Pfizer em gestantes, puérperas (45 dias pós-parto) e pacientes imunossuprimidos. O ponto exclusivo será no Ginásio Internacional Newton de Faria, em sistema drive-thru, das 8h às 16h.

Conforme a pasta, estes grupos foram escolhidos porque após a orientação da Anvisa e do Ministério da Saúde de suspender a aplicação da AstraZeneca em gestante, os mesmos órgãos recomendam o uso do imunizante da Pfizer. “Já os pacientes imunossuprimidos foram definidos por se tratar de um grupo condizente com a quantidade enviada do imunizante”, pontua o secretário.

Para se cadastrar, a pessoa deve acessar o site vacina.anapolis.go.gov.br/cadastrar e preencher todo o formulário. Para gestantes é necessário o exame de gravidez e puérperas, a certidão de nascimento do bebê. Pacientes imunossuprimidos já estão cadastrados por lista conforme o programa de tratamento.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade