Vereador se pronuncia após fala sobre mortes por Covid-19 virar polêmica em Anápolis

"Quem morreu é porque tinha que morrer", disse o parlamentar

Rafaella Soares Rafaella Soares -
(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

Em nota enviada à imprensa nesta terça-feira (18), o vereador Delcimar Fortunato (Avante) decidiu pedir desculpas para todas as famílias que perderam um ente querido para a Covid-19 em Anápolis.

A retratação se dá por causa de uma fala, durante um discurso na tribuna da Câmara Municipal, na segunda-feira (17), que virou uma grande polêmica nas redes sociais.

Isso porque o parlamentar elogiou o trabalho dos profissionais de Saúde e da Prefeitura de Anápolis no cuidado com pacientes contaminados pela doença e relatou estar com um parente muito próximo internado, que está recebendo ótimos cuidados.

Na ocasião, Delcimar afirmou que, pelo fato de a saúde em Anápolis “ser uma das melhores do estado”, “quem morreu é porque tinha que morrer”.

Desde que o primeiro caso do novo coronavírus foi registrado em Anápolis, 1.162 pessoas perderam a vida pela doença, incluindo jovens e adultos sem nenhuma comorbidade.

Posteriormente, o vereador voltou atrás e se corrigiu, alegando que os óbitos foram uma fatalidade e não falta de investimento.

Em tempo

No discurso, o vereador também aproveitou para falar sobre os investimentos feitos na área pelo Governo Federal e parabenizar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo envio de recursos aos municípios.

Em contrapartida, o presidente Leandro Ribeiro (PP) fez questão de destacar que o município só recebeu verba em 2020 e, atualmente, gasta cerca de R$ 6 milhões da arrecadados pela própria cidade para manter a saúde.

“O Governo Federal tem que mandar recurso esse ano e retroagir os gastos que nós estamos tendo aí”, afirmou.

O discurso na íntegra do vereador Delcimar Fortunado, bem como a fala de Leandro Ribeiro pode ser conferida entre os minutos 38:40 e 49:45.

Veja a nota do vereador

O Vereador Delcimar Fortunato, vem por meio desta se desculpar com todos os familiares das vítimas da Covid-19 pela fala equivocada na sessão ordinária do último dia 17, e reforça que se retratou ainda na sessão, onde quis dizer que as mortes não ocorreram por falta de investimento do poder Executivo, mas por conta das complicações excepcionalmente do vírus.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade