O trabalho silencioso que tem amparado os moradores de Anápolis em situação de rua

Cobertores para proteger do frio, comida para matar a fome e kits de higienização contra a Covid-19 vem fazendo a diferença na vida dessas pessoas, às vezes invisíveis

Da Redação Da Redação -
(Foto: Divulgação)

Muita gente não sabe, mas em Anápolis existe o Centro Pop, que oferta serviços para pessoas em situação de rua que muitas vezes a população não vê.

Refeições, banho, roupas e agasalhos, cobertores, casa de passagem e equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais são oferecidos pelo serviço social da Prefeitura.

Na última quinta-feira (17), por exemplo, logo pela manhã, o Centro Pop ofereceu cortes de cabelo para dezenas de pessoas. Pela noite, na Praça Bom Jesus, assistentes sociais levaram refeições e cobertores para desabrigados.

Ricardo da Silva, que vive na rua há quatro anos, fala do cuidado da equipe em todos os aspectos. “Me sinto apoiado, valorizado e abraçado. Aqui no Centro Pop é onde faço minha higiene pessoal e lavo minhas roupas”, contou.

“A equipe me ajudou a tirar meus documentos, só tenho a agradecer”, completou.

Sobre a entrega de cobertores, Luiz Carlos, um dos contemplados, disse se sentir valorizado pelo trabalho da equipe. “Eu agradeço a Deus por ter colocado em nossa vida pessoas que cuidam de nós”.

Para a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins, a ação permanente garante que todos tenham acesso aos seus direitos.

“O trabalho de amparo que o Centro Pop realiza é essencial para o resgate comunitário e familiar deles na sociedade. Além disso, é apenas o retrato da atual gestão, o de cuidado com todas as pessoas de Anápolis”, destacou.

Por mês, cerca de 185 pessoas em situação de rua. Além de terem acesso a quatro refeições diárias, elas podem dormir na casa de passagem, fazer a higienização nos banheiros e vestiários, e ainda contam com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais.

Para auxiliar no combate ao coronavírus, também estão sendo distribuídos kits para higienização pessoal. Se vir uma pessoa em situação de rua que não saiba deste trabalho, ligue para (62) 3902-2554.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade