Nenhuma dose de vacina vencida foi aplicada em Anápolis, diz Semusa

Cidade foi citada em levantamento da Folha de S. Paulo que revelou que imunizantes fora do prazo de validade foram distribuídos à população

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Anápolis afirmou na noite desta sexta-feira (02) que nenhuma dose de vacina contra a Covid-19 foi aplicada na cidade fora do prazo de validade.

Anápolis foi citada em reportagem da Folha de S. Paulo como tendo aplicado cinco doses de AstraZeneca vencidas à população.

Em nota enviada ao Portal 6, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) atribuiu  o dado a um erro no sistema que contabiliza a vacinação.

“Informamos que o registro de cinco doses aplicadas passou por minuciosa verificação, junto ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), com falha de digitação corrigida, uma vez que o município possui sistema próprio de registro online de lotes usados por CPF, o que garante a transparência do processo”.

Segundo a pasta, as remessas recebidas pelo Governo de Goiás sempre acabam em curto prazo impedindo, assim, a formação de estoques nos pontos de imunização.

“A secretaria ainda reforça que as salas de vacina são postos volantes, ou seja, não armazenam as vacinas, que são enviadas e recolhidas ao final de todo dia, com controle de estoque diário”, ponderou.

Além de Anápolis, outros 37 municípios goianos estão no levantamento da Folha de S. Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também nega a aplicação de vacinas fora do prazo de validade e, assim como a Semusa, afirma que houve falhas nos registros.

“Em muitas situações, os municípios não realizam o registro dos dados em tempo oportuno e isso gera equívocos futuros no registro das informações”, observou em comunicado à imprensa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade