Já se sabe quem é o vereador de Goianésia suspeito de chefiar esquema criminoso

Parlamentar já foi eleito quatro vezes e crimes investigados no caso podem chegar render até 19 anos de prisão aos envolvidos

Rafaella Soares Rafaella Soares -
Múcio Santana é vereador em Goianésia. (Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Goianésia)

Foi identificado como Múcio Santana Martins (MDB) o vereador de Goianésia que foi o principal alvo da Operação Coroa de Flores, deflagrada na última sexta-feira (15) pela Polícia Civil (PC) e que cumpriu nove mandatos de busca e apreensão em residências, estabelecimentos comerciais e na Câmara Municipal.

Conforme a PC, há suspeitas de que tenha havido fraude na compra de coroa de flores para ornamentar cerimônias de velórios na cidade. O mentor do esquema seria o parlamentar.

Durante as investigações, os policiais civis constataram que, entre os anos de 2015 a 2020, houve o direcionamento das aquisições para que uma mesma funerária da cidade as fornecesse.

Entretanto, foi verificado que esta funerária não costuma realizar o fornecimento de tais ornamentos e seria ligada a Múcio. Há ainda suspeitas de que ele possa ser o verdadeiro dono da empresa, além de sócios formais intimamente ligadas a ele, como o genro.

De quebra, para agravar a situação, há a possibilidade de que os ornamentos sequer tenham sido fornecidos, já que a empresa funerária não possui permissão para a realização desta atividade.

Conforme a PC, as investigações estão em sua fase final e os envolvidos poderão responder por crimes de associação criminosa, fraude a licitação e peculato, cujas penas máximas, se somadas, podem chegar a 19 anos de prisão.

A reportagem do Portal 6 entrou em contato por e-mail com a Câmara Municipal de Goianésia e aguarda posicionamento.

Em tempo

Múcio Santana está no quarto mandato como vereador, sendo que chegou até a ser presidente da Câmara Municipal de Goianésia no biênio 2019-2020.

Foi eleito pela primeira vez nas eleições de 2002 e, atualmente, além de ocupar uma das cadeiras da Casa de Leis, é estudante de Direito na Faculdade Evangélica de Goianésia.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade