Volta às aulas presenciais e obrigatórias será ampliada para alunos da rede municipal de Anápolis

Para algumas séries vitais para o aprendizado, a exigência de presencialidade será de 100% ainda nesta semana

Caio Henrique -
Salas de aula ficaram vazias por mais de um ano por conta da Covid-19. (Foto: Divulgação)

O anúncio da volta obrigatória das aulas presenciais nos colégios da rede estadual de ensino começou a reverberar também nas escolas de Anápolis.

Em entrevista ao Portal 6, a secretária municipal de Educação, Eerizania Freitas, explicou como será a nova dinâmica de ensino no município, que deve começar a vigorar ainda nesta semana.

“Em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde, estamos estabelecendo o retorno de até 60% dos estudantes de maneira presencial”, adiantou.

Anteriormente, o percentual era fixado em 50% na maior parte das unidades e de 30% em escolas onde a estrutura não permitia o distanciamento e ventilação ideal nas salas de aula.

“O momento ainda pede muita cautela”, ponderou a secretária.

Porém, não são todas as séries que seguirão este padrão de regulamentação.

Isso porque algumas em específico, consideradas de crucial importância para a alfabetização e fixação, adotarão um regime similar ao dos colégios estaduais, com 100% da turma dentro das salas.

É o caso dos alunos do 1º, 5º e 9º do ensino fundamental.

Eerizania destacou também que a expectativa é de que o formato seja expandido para todas as séries a partir do ano que vem.

Por fim, a profissional da educação afirmou que uma comitiva também está atuando para reinserir os estudantes que se ausentaram das aulas desde a última formatação no modelo de ensino.

“Temos cerca de 35 mil estudantes na rede e pouco mais de 900 nesta situação. Olhando pelos números, é algo que a gente até esperava, mas cada aluno significa muito para nós e vamos buscar a retomada de cada um na vida estudantil”, reiterou.

PublicidadePublicidade

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.