Goiânia elimina regra contra a Covid-19 que todos os estabelecimentos tinham que seguir

Secretaria de Saúde da capital avaliou que a eficácia era incerta e destacou que os indicadores epidemiológicos tem melhorado

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Aferição de temperatura na entrada de estabelecimentos deixa de ser obrigatório em Goiânia. (Foto: Reprodução)

Para alegria de muitos, ou não, a Prefeitura de Goiânia anunciou nesta terça-feira (26) a suspensão da obrigatoriedade de aferição de temperatura na entrada de estabelecimentos.

A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que destacou que a ação passa a ser opcional tantos nos ambientes públicos ou privados.

Segundo a pasta, a decisão veio devido as melhoras nos indicadores epidemiológicos e pela retomada gradual das atividades econômicas da capital.

Em nota, a Superintendência de Vigilância em Saúde da SMS também destacou que o método utilizado apresentava baixa taxa de sensibilidade e eficácia, e que não garantia se o individuo apresentava ou não a doença.

“No atual contexto, a aferição tem efetividade científica incerta, já que nem todos os infectados com a Covid-19 vão apresentar febre e, ainda, durante o período de incubação ou quando se está fazendo uso de antitérmicos, eles podem não ser detectados”.

Contudo, o documento ainda orienta que os protocolos contidos na legislação municipal devem ser mantidos para evitar a transmissão do vírus.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade