6 dicas pra economizar na conta de luz e não pagar tão caro no final do mês

Com o aumento de até 16% no preço, o Portal 6 preparou uma lista de maneiras de ajudar a reduzir o valor da conta no final do mês

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
(Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, no último dia 21, o reajuste tarifário da Enel em Goiás.

Para clientes residenciais, o aumento foi de 16,37% que impactam diretamente o bolso do consumidor. Pensando nisso, o Portal 6 separou 06 dicas para ajudar você a economizar na conta ao final do mês.

1. Confira como está o sistema elétrico da sua residência: curtos-circuitos são comuns e, em muitas situações, não são identificados até que a conta chegue apresentando cobranças excessivas.

Nesse caso, é importante contratar um profissional da área elétrica para revisar as instalações, realizar manutenções  e assegurar que não existam fugas de energia.

2. Desconecte os aparelhos que não estão sendo utilizados: muita gente não sabe, mas o hábito de deixar os aparelhos na tomada mesmo desligados, consome energia de forma constante e silenciosa.

Os poucos segundos ‘perdidos’ para conectar e desconectar os aparelhos podem render uma boa economia na sua conta.

3. Troque as lâmpadas antigas: Atualmente, as versões mais econômicas ajudam a reduzir o consumo da eletricidade em até 80%. Além disso, as lâmpadas mais modernas apresentam preço mais em conta.

As de tipo LED, podem ser um pouco mais caras, porém, são mais eficientes que as de luz branca. Elas também possuem vida útil de até 20 anos. A longo prazo, trocar a iluminação é mais rentável.

4. Não carregue seus celulares a noite toda: A menos que a bateria do celular esteja completamente esgotada, evite deixar o aparelho conectado ao carregador a noite inteira.

O ato consome energia elétrica desnecessária, reduz a vida útil da bateria dos aparelhos e não garante que a carga dure mais tempo.

5. Evite o uso de secadoras e máquinas de lavar louça: a secadora de roupa é um dos eletrodomésticos que mais consome energia, além de ser um dos menos necessários.

A menos que se trate de uma emergência, é aconselhável deixar as roupas secarem naturalmente. O mesmo se aplica à máquina de lavar louça. Além da energia, o item gasta bastante água.

6. Coloque os aparelhos elétricos em lugares adequados: pode parecer obvio, mas não é.

Geladeira, micro-ondas, máquina de lavar roupas, são aparelhos que têm o rendimento afetado dependendo do lugar onde estiverem posicionados.

Quando colocados próximos de fontes de calor, como em locais onde o sol os atinge diretamente, eles tendem a funcionar com mais dificuldade.

Por conta disso, consomem mais energia elétrica. O ideal é instalá-los em espaços que possuem ventilação para que eles não superaqueçam.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade