Cidade de Goiás deve receber novo volume perigoso de chuva nas próximas 48h

Previsão é preocupante levando em conta o temporal recente que castigou a cidade e deixou o solo muito encharcado

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Chuva trouxe destruição e alagamentos na histórica cidade de Goiás. (Foto: Reprodução)

A situação é de alerta para os moradores da histórica cidade de Goiás para as próximas 48h.

Isso porque a meteorologia estima que caia 82 mm de chuva no município histórico até sábado (20).

É um cenário preocupante, principalmente levando em conta o temporal recente que castigou a cidade e deixou o solo muito encharcado.

“A cidade não tem drenagem. Então, qualquer chuvinha concentrada dá aquele aguaceiro”, disse ao Portal 6 o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim.

O meteorologista se referia à chuva que caiu na terça-feira (16) no município, quando o centro histórico de Goiás e diversas regiões ficaram alagadas com a forte chuva de 64,2 mm que atingiu a localidade.

Efeitos da chuva

O secretário Municipal de Administração, Dorival Aquino, reconhece que as imagens que viralizaram estado afora chamam a atenção, mas garantiu que Prefeitura mantém a situação sob controle.

“O volume que caiu assusta, mas o problema foi pontual. Apenas naquela meia hora, quarenta minutos que gerou problemas.”

Segundo ele, não houve enchente no Rio Vermelho e centro histórico registrou apenas deslocamento dos blocos de pedra nas ruas.

As chuvas torrenciais que a cidade recebe fariam menos estragos se a impermeabilidade fosse menor nas casas.

“Todo mundo acha que tem que construir calçada, cobrir uma área nos fundos da casa e assim, a gente perde a área permeável que recebe essa chuva”, apontou o secretáro.

Essa, segundo Dorival Aquino, é uma discussão que já está sendo feita junto aos moradores.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade