Começa prazo para estudantes novatos se matricularem na rede estadual de ensino

Alunos poderão escolher até três unidades e precisam ficar tentos para confirmação de vaga

Karina Ribeiro Karina Ribeiro -
Candidatos poderão escolher entre fazer uma nova prova ou usar a nota do Enem. (Foto: Divulgação)

Começa nesta sexta-feira (19), o prazo para os novatos da rede estadual de ensino solicitarem às matrículas para ingressar nas escolas e colégios de ensino fundamental e médio, em 2022. A data vai até  dia 07 de dezembro.

As matrículas deverão ser feitas pelo site. Lá, o estudante poderá escolher até três instituições de ensino de interesse. Caso não haja vaga em nenhuma delas, ele será transferido para uma quarta e mais próxima das originais.

Findando a solicitação, segue a etapa da confirmação. Entre os dias 15 e 22 de dezembro, o aluno deve ficar atento para fazer a confirmação do interesse pela vaga.

Na sequência, ele ou responsável deve procurar a unidade escolar indicada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para efetuar o matrícula. Para tanto, é necessário apresentar documentos pessoais, histórico escolar e comprovante de endereço atualizado.

Veteranos

Para os veteranos ou que quiserem solicitar transferência de unidade escolar, o prazo também é entre os dias 19 de novembro até 07 de dezembro.

A renovação deverá ser confirmada por meio do termo de renovação assinado pelos pais e/ou responsáveis.
Mas caso o aluno não tenha interesse em permanecer na mesma instituição, ele deverá pedir a transferência por interesse próprio (TIP).

Nesse processo, não haverá reserva de vagas na unidade de preferência, devendo o estudante indicar três opções nas quais deseja concorrer a uma vaga.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade