Operação nacional da Polícia Civil e Ministério da Justiça também teve prisões em Anápolis

Duas vítimas estavam muito debilitadas e tiveram que ser resgatadas e levadas para um abrigo

Rafaella Soares Rafaella Soares -
Operação da DEAI teve objetivo de combater violência contra idosos. (Foto: Divulgação)

A Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI) de Anápolis concluiu, nesta quinta-feira (18), uma operação que foi deflagrada para combater a violência contra pessoas da terceira idade.

Ao Portal 6, o delegado Manoel Vanderic, titular da DEAI, contou que, durante a força-tarefa, foi possível apurar 43 denúncias e realizar 35 visitas domiciliares.

Também foi necessário instaurar oito inquéritos, formalizar cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), resgatar dois idosos e encaminhar dois homens para o presídio da cidade.

Os dois presos, que são de famílias distintas, foram privados da liberdade pelo mesmo motivo: ambos são suspeitos de agredirem o casal de avós.

Operação da DEAI teve objetivo de combater violência contra idosos. (Foto: Divulgação)

Já os idosos resgatados tiveram de ser levados para abrigos da cidade porque estavam bastante debilitados e não foram localizados parentes próximos que podiam cuidar deles.

“A violência contra idosos foi um dos crimes que registrou maior aumento na pandemia. O isolamento com o próprio agressor, filhos e netos; a crise econômica, que incitou o desvio das aposentadorias; e o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, tornou os idosos ainda mais vulneráveis às agressões físicas, psicológicas e patrimoniais”, explicou o delegado.

Operação nacional

Batizada como Vetus II, a operação de proteção aos idosos também ocorreu por todo o país e contou com a participação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Entre os dias 15 e 18 de novembro, as equipes conseguiram atender 17 mil idosos, em 2.313 cidades diferentes, e realizaram a prisão de 432 pessoas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade