Essas são as recomendações da Polícia Civil para evitar armadilha da Black Friday na internet

Atenção deve ser redobrada neste formato de compras em momento de grandes promoções

Karina Ribeiro Karina Ribeiro -
São diversas as medidas que diminuem as chances de golpe (Foto: Pedro Ribeiro/Portal 6)

Faltam poucos dias para a Black Friday, marcada para a próxima sexta-feira (26), e os consumidores já estão movimentando lojas e sites em busca de fazer comparativos de preços para realizar uma boa compra.

Por isso, este é um período no qual muitos oportunistas utilizam as plataformas digitais para aplicar golpes.

Sendo assim, para além das falsas promoções, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos de Goiás (DERCC), instruiu com algumas dicas que podem contribuir, e muito, para consumidores não caiam em armadilhas arquitetadas para esta data.

A primeira é não repassar todas as informações. Conforme a DERCC, é importante evitar preencher formulários contidos em mensagens que solicitem informações pessoais. Nestes casos, é bom ficar de olho e redobrar a atenção.

Outro ponto é fundamental para fazer reivindicações em caso de possíveis problemas futuros: salvar todas as informações referentes à compra. Vale um simples print de conversas, dados e notas fiscais das negociações podem ser um forte aliado em uma eventual reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor.

A última é manter o antivírus sempre atualizado. Segundo a delegacia especializada, é mais perigoso realizar compras numa máquina com antivírus desatualizado do que em uma que não possui esse tipo de ferramenta.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade