Prefeitura de Goiânia enfim marca data para moradores saberem quanto vão pagar de IPTU

Sistema entrará em vigor quase dois meses após aprovação do Novo Código Tributário da capital

Karina Ribeiro Karina Ribeiro -
Vagas são para diversas áreas do município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

O simulador para calcular o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vigente no Novo Código Tributário de Goiânia está previsto para ser disponibilizado à população goianiense na próxima sexta-feira (03). As informações são da Secretaria de Finanças (Sefin) da Prefeitura Municipal de Goiânia.

Em entrevista ao Portal 6, a chefe da assessoria tributária da pasta, Débora Israel, explicou que a ferramenta será de simples acesso e estará disponível na página da prefeitura, em um ícone na própria capa.

Apenas com o número de inscrição cadastral do imóvel em mãos, o contribuinte poderá conseguir as informações de valores e datas de pagamento.

“Nos primeiros dias pode ser que haja sobrecarga no sistema, mas estamos trabalhando essa semana para realizar diversos testes”, informou.

O número de inscrição do imóvel pode ser encontrado no próprio talão do IPTU de anos anteriores. São cerca de 800 mil unidades espalhadas por toda a capital.

Segundo a técnica, caso o proprietário ou morador do imóvel não concorde com o preço do tributo, deve aguardar 15 dias após a data do vencimento para entrar com um recurso administrativo. “Nossa orientação é para que quite o valor e depois entre com a impugnação”, explica.

Em caso de um possível erro, o valor poderá ser compensado no próximo ano, ou mesmo, ser feita a restituição.

Entenda

O sistema será apresentado aos contribuintes praticamente dois meses após o sancionado o novo Código Tributário de Goiânia – que ocorreu no dia 30 de setembro de 2021.

Durante este período, muita polêmica envolve o imbróglio: como solicitação de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo Ministério Público (MP), mal estar e desgastes dentro da própria pasta, além do mistério sobre quanto cada contribuinte vai pagar pelo tributo nos próximos anos na capital.

Esse, inclusive, só deverá ser desvendado na próxima sexta-feira, quando está previsto o lançamento da ferramenta.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade