Aprenda a pedir aposentadoria no INSS em apenas 10 passos

Muita gente não sabe, mas dá pra fazer a solicitação diretamente de casa pelo celular

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
\Liberado o calendário de pagamentos do INSS de janeiro a dezembro de 2022; veja quando você receberá
Aplicativo Meu INSS. (Foto: Reprodução)

Sabia que os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem fazer pedidos de benefícios sem sair de casa, apenas pela internet? Basicamente, é possível solicitar aposentadoria no INSS ao seguir 10 passos. Vem com a gente!

Aprenda a pedir aposentadoria no INSS em 10 passos

1. Acesse o Meu INSS

Primeiramente, para solicitar a aposentadoria no INSS, acesse o site ou aplicativo do Meu INSS e efetue o login com CPF e senha. Inclusive, caso ainda não tenha cadastro a orientação é clicar em “Cadastrar Senha” e depois em “Crie sua conta gov.br” e realizar esse procedimento.

2. Inicie o pedido

Em seguida, o segurado deve clicar em “Pedir aposentadoria” na tela inicial do aplicativo. Para completar, ele deve escolher qual o tipo de aposentadoria desejada. Seja por tempo de contribuição ou por idade.

3. Atualize informações

Bom, após clicar na opção de aposentadoria a que tem direito, o trabalhador deve atualizar seus dados de contato para prosseguir com a solicitação. Para isso, deve clicar no botão azul escrito “Atualizar”, e alterar os dados que forem necessários.

4. Selecione novamente o tipo de aposentadoria

Além disso, o quarto passo para solicitar aposentadoria no INSS é selecionar novamente o tipo de aposentadoria desejado. Depois disso, também será preciso atualizar seus dados mais uma vez.

5. Continue o pedido

Então, o INSS dará a sugestão de usar a opção “Simulação do Tempo de Contribuição” caso o usuário queira apenas saber o seu tempo de contribuição no INSS. Basta clicar em “Avançar”. Feito isso, aparecerá a mensagem “Você pode requerer a sua aposentadoria sem sair de casa”. Mais uma vez clique em “Avançar”.

6. Responda as perguntas

Depois disso, será necessário responder a uma série de perguntas do INSS. Em resumo, basta clicar no botão de “Sim” ou “Não”, de acordo com a resposta, e clicar em “Próximo”.

7. Anexe documentos

Em seguida, o próximo passo para solicitar aposentadoria no INSS será preciso responder a pergunta “Você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail?” e “ Recebe pensão por morte deixada por cônjuge/companheiro(a) em outro regime de previdência social?”

Nessa mesma tela, em que aparecem informações pessoais do segurado, é possível anexar documentos que comprovem o direito ao benefício. Para isso, a orientação é clicar no sinal de “+” ao lado do documento em questão”.

8. Confirme as contribuições realizadas

Após isso, o sistema do INSS mostrará uma lista de empresas trabalhadas e contribuições realizadas. Logo, caso seja necessário, é possível editar as informações. Aliás, ao clicar em “Avançar” é necessário confirmar uma declaração de relações previdenciárias.

9. Selecione uma agência do INSS

Em seguida, o trabalhador deve selecionar uma agência do INSS. Inclusive, para buscar por uma agência próxima de casa, pode-se usar o CEP ou ainda procurar por um município ou localização atual. Além disso, também é necessário selecionar o local em que deseja receber o benefício.

10. Finalize o pedido

Por fim, para terminar de solicitar a aposentadoria do INSS, o segurado deve ler o resumo de seu pedido e clicar em “Declaro que li e concordo com as informações acima”, caso as informações estejam corretas. Assim, deve apertar em “Avançar” para concluir o pedido e gerar um comprovante.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade