Anápolis terá ‘colégios-piloto’ que marcam início de nova era na Educação

Principais alvos são as unidades militares e, pelo estado, são centenas os estabelecimentos que vão adotar a iniciativa

Caio Henrique Caio Henrique -
Faixada do Colégio militar Dr. Cezar Toledo, em Anápolis, Goiás (Foto: Reprodução/ Google)

O ano de 2022 representa o marco no calendário nacional para as primeiras implementações do que está sendo conhecido como o “Novo Ensino Médio”.

Regulamentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a iniciativa busca aumentar as horas requisitadas no período de aprendizagem e permitir que os próprios alunos escolham algumas áreas de estudo de interesse próprio.

Em Goiás, o processo está sendo levado para dentro das unidades pelo planejamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através das escolas-piloto, que, pioneiramente, adotaram as medidas propostas.

A Seduc anunciou que, a partir do próximo ano, as turmas de 2ª série destes colégios serão contempladas com as trilhas de aprofundamento – disciplinas que mergulham em uma ou mais áreas de conhecimento específicas, como comunicação, agronegócio e alimentação, por exemplo.

Sendo assim, o estudante ganha a opção de determinar quais matérias cursará dentro da nova composição de horas, conforme os interesses e identificações pessoais.

Das 120 escolas-pilotos prontas para inaugurar a ação, sete são anapolinas, e mais da metade de cunho militar.

Se trata dos seguintes colégios: CEPMG Dr. Cézar Toledo, Polivalente Gabriel Issa, Arlindo Costa e Senador Onofre Quinan, Colégio Estadual Professora Helena Nasser, Polivalente Frei João Batista e Professor Heli Alves Ferreira.

Goiás

As outras 113 unidades estão espalhadas por todo o estado, incluindo os principais municípios, como a capital Goiânia e também Aparecida, na região Metropolitana.

Além delas, outras 48 escolas deram início ao processo já em 2021, com trilhas de aprofundamento em Química,  Informática e Administração.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade