Goiás já tem o primeiro município com transmissão comunitária da variante ômicron

Amplo sequenciamento identificou só no último fim de semana 18 novos casos de Covid-19 provocados pela cepa

Pedro Hara Pedro Hara -
Descoberta dos novos casos ocorreu no último final de semana. (Foto: Rodrigo Estrela/Prefeitura de Aparecida)

O município de Aparecida de Goiânia, na região Metropolitana, foi o primeiro em Goiás a detectar a transmissão voluntária da variante ômicron. A confirmação ocorreu nesta segunda-feira (27).

Ou seja, o contágio se deu entre pessoas que não estiveram nos países com registro da doença nem tiveram contato com quem esteve.

A descoberta aconteceu durante amplo sequenciamento genético realizado no último final de semana. Só neste período foram 18 casos de Covid-19 provocados pela variante ômicron. No total são 22 casos provocados pela cepa na cidade.

Chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Aparecida, Giselle Caetano Souza comentou sobre a descoberta.

“Observando o cenário da última semana e sabendo da alta capacidade de transmissão da ômicron, constatamos que já temos a transmissão comunitária no município,” destacou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade