Em Anápolis, todos os semáforos com radar também terão temporizadores

Equipamentos, cuja eficácia divide opiniões de especialistas em trânsito, chegam pata atender lei do final de 2021

Da Redação Da Redação -
Radares implementados na Avenida Brasil. (Foto: Divulgação)

O trânsito de Anápolis deve adotar mais um equipamento eletrônico. Ainda sem data para implementação, os semáforos com fiscalização eletrônico vão receber um contador regressivo de tempo, também chamado de temporizador.

A medida atende lei de outubro de 2021, de autoria do vereador Jean Carlos (DEM), sancionada pelo Executivo. A justificativa é de que o equipamento seria útil por alertar os motoristas sobre o tempo restante para a mudança de sinal luminoso, evitando infrações.

Uma ajuda? Talvez! Se de um lado o contador de tempo pode ajudar os condutores evitando eventuais avanços de sinal, de outro, a presença deles tornaria quase nula a possibilidade de se reclamar de uma eventual autuação equivocada.

A eficácia dos temporizadores divide opiniões. Segundo o diretor de Trânsito e Transporte da CMTT, Igor Siqueira há especialistas contrários e favoráveis.

“Alguns técnicos acreditam que eles trazem mais prejuízos que benefícios. Mas, por se tratar de uma lei, vamos instalá-los em todos os semáforos que possuem radares”, diz.

A CMTT abriu ata de registro de preço para aquisição dos equipamentos e a licitação está prevista para acontecer no próximo dia 20.

Não há, entretanto, data definida para a implantação, que será feita de acordo com cronograma e disponibilidade financeira do município.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade